"Felizes..."



Certo dia, fui pregar num grupo de oração do Projeto Família Shalom. Terminada a pregação, uma senhora de aproximadamente 45 anos de idade me procurou à parte e expôs seu desabafo. Guardo o seu nome e o do seu grupo por motivos óbvios.
Ela me disse que seu marido, tão fervoroso inicialmente no grupo, havia desistido de participar das reuniões, não rezava mais, e estava chegando até a duvidar de Deus, a dizer frases do tipo: “Deus não se importa com ninguém. Eu é que tenho que realizar meu sucesso.”
Fiquei muito tocado com seu depoimento, pois via claramente em seu rosto o desejo de ver a pessoa tão amada por ela ser feliz. Ela partilhava isso tudo não de maneira acusatória, mas com muita dor no coração, dor de quem vê o seu amor sendo roubado pelo Mal e, o pior: sendo roubado de Deus.
Pedi sabedoria ao Espírito Santo para dizer algo de Deus àquela senhora. Perguntei o que havia acontecido, e ela me contou algo que eu jamais poderia esperar, revelou-me uma nova estratégia do Mal, algo inusitado. Transcrevo abaixo suas próprias palavras:
“Meu marido comprou um daqueles “kits” para emagrecimento, aqueles que são divulgados pelas pessoas através de “bottons” na camisa. Ele começou a usar o produto, e logo veio um convite para ele participar de uma reunião. Ele voltou da reunião com alguns CDs/DVDs e começou a ouvi-los em casa. Certa noite, ao entrar no quarto, ouvi uma voz como que “robótica” dizendo: ´Se sua mulher está doente, você vai faltar à reunião da(de)... (Nome da Empresa) ? Não! Você faz o seu sucesso, você faz a sua vida. Você merece ser feliz! Nada pode atrapalhar a sua felicidade!´ Eu fiquei passada com aquilo. Parecia uma “doutrinação da mente”! Procurei conversar com ele, mostrando que isso não vinha de Deus, que algo que procura o lucro a todo custo, chegando a ponto de separar um casal, sobretudo se um está doente, não pode ser bom, não pode ser do Bem. Ele me disse que eu não o apoiava, que eu o estava atrapalhando a ganhar dinheiro e coisas do gênero. Em pouco tempo ele abandonou o grupo de oração e começou a falar contra Deus. Alguém que começou a caminhada tão alegre, tão vivo, estava com aspecto de raiva, de tristeza, de dor. Meu marido precisa ser acompanhado, precisa receber oração de libertação, pois sei que o Mal invadiu seu coração.”
Ouvindo o relato dessa senhora, encaminhei-a logo a um casal do Ministério de Cura, amigo meu, para que seu marido fosse acompanhado e recebesse oração de libertação. É óbvio que os ministros de cura teriam que pedir uma sabedoria a Deus para chegar até o marido dela e iniciar uma partilha, procurando levar a Verdade, a luz de Deus para ele.
No dia seguinte, depois disso tudo, desse testemunho de dor, encontrei-me com um irmão meu de caminhada, discípulo da Comunidade de Aliança, que já havia participado de uma reunião como essa relatada por essa senhora, mas que percebeu o Mal contido nessa “doutrina” e não seguiu adiante nessa empreitada.
O que este meu irmão me contou deixou-me perplexo. Disse-me ele:
“Álvaro, o que eles querem lá não é vender o produto para uma pessoa. A venda do produto é só o início da cadeia. Após a pessoa adquirir o produto, ela é orientada a arranjar mais dez pessoas para comprarem o produto, e assim por diante. Mas para eles conseguirem formar a pessoa para essas vendas, há toda uma doutrina por trás. Fui à reunião com a minha esposa. Era um salão muito chique, muito bonito! A reunião foi iniciada por um homem de aproximadamente 40 anos, usando gravata, que falava empolgadamente. Um telão começou a mostrar uma loura bem magra, deitada à beira de uma piscina, e uma voz dizendo: “Você merece saúde!” Em seguida, um homem novo, com uma chave na mão, abrindo um carro importado, e a voz: “Você merece sucesso!” E assim, tudo o que se dizia era que a felicidade estava nas nossas mãos, que podemos tudo, que não há limites para lucrar e coisas semelhantes. Depois começaram os testemunhos. Uma senhora começou a falar, dizendo que era gerente de um banco, e mostrou o contracheque cujo valor era de um salário mediano, em termos de Nordeste. Em seguida, ela disse: “Depois que comecei a vender..., deixei o banco e olhem meu contracheque!” Aí, no telão, apareceu um valor exorbitante! Eu chamei minha mulher e fui embora! Pense numa “Nova Era”, numa falsa doutrina! Tudo contra o Evangelho, tudo contra Cristo! E o pior: “tá” cheio de gente vendendo esses produtos, com os “bottons” na camisa, participando dessas reuniões!”
Depois da partilha desse meu irmão, eu não tinha mais dúvida: mais uma cilada do Inimigo para o povo de Deus! Fiquei impressionado com a astúcia do Inimigo. Sabe por quê ? Porque antes o Mal podia ser visto claramente. Por exemplo: na Praia de Iracema, numa sexta-feira à noite, vê-se a prostituição nas calçadas das boates, a exploração do ser humano, tão amado por Deus e tão humilhado pelo Mal. É algo claro, que pode ser visto sem se fazer um profundo discernimento, sem procurar analisar a fundo o conteúdo desses atos. De cara, vê-se que ali há algo mau, que fere o homem e a mulher e, por isso, fere o coração de Deus. Mas no caso citado pela senhora do Projeto Família Shalom e confirmado por esse irmão discípulo, não! A princípio, podem ser ditas frases do tipo:
·         “Hoje em dia, temos que ganhar dinheiro mesmo, e esse “kit” faz o bem, emagrece, não vejo mal algum!”
·         “Todas as corporações usam esse “marketing” de rede, e o sucesso e o dinheiro fazem bem ao ser humano. É um trabalho como outro qualquer!”
Eu poderia escrever outras tantas frases que ouvimos nesses casos, justificativas de quem, às vezes, nem se permite questionar algo, sobretudo se lhe traz dinheiro.
O que pretendo aqui é, depois desses dois testemunhos, confrontar essa “doutrina” com o Evangelho.
Inicialmente: será que Jesus, quando disse: “Ninguém pode servir a dois senhores: com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro; não podeis servir a Deus e ao Dinheiro” (Lc 16, 13), não nos alerta para esse tipo de doutrina, que põe o dinheiro como senhor, que prega a busca desenfreada da “felicidade”, a todo custo, a custo da fé, do casamento, da solidariedade humana ? Será que, ao mostrar belas mulheres, homens bem vestidos, com carros, pessoas em piscinas, casas suntuosas, luxo, riqueza, essa doutrina não erra gravemente, pois se opõe ao conceito de felicidade, contido no Evangelho ?
Jesus Cristo nunca disse que somente quem possui riquezas é feliz, pois a felicidade não está em tê-las, mas são “felizes os pobres em espírito, os mansos, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz” (cf. Mt 5, 3-9). Até passando por alguma aflição, seja econômica ou não, a pessoa pode ser feliz: “Felizes os aflitos, porque serão consolados.” (Mt 5, 5).
Pode ser que alguém até pense que nós católicos não vemos a riqueza conquistada com justo trabalho como mais uma bênção de Deus, como mais um dom seu. Não é verdade! Procuramos ir à raiz, procuramos a Verdade, e sabemos que bens materiais, por si mesmos, não fazem o ser humano feliz. Pergunte aos milhares de ricos que estão agora mergulhados em uma profunda depressão ou veja as estatísticas de suicídios em países como a Suécia, a Suíça ou o Japão. Você verá que os milhões de dólares ou euros não foram capazes de saciar o coração do homem, pois “inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em Deus” (Santo Agostinho, Confissões, Livro I, número 1).
Fica também um grande alerta para nós Shalom que caminhamos para a consagração perpétua a Deus, que trilhamos o caminho do “para sempre” em Deus: cada vez mais, não nos iludamos, o Inimigo será mais astuto, não haverá mais tantas seduções diretas, mas indiretas, camufladas, escondidas em “oportunidades”. Afinal, “quantos ventos de doutrina conhecemos nestes últimos decênios, quantas correntes ideológicas, quantas modas do pensamento... A pequena barca do pensamento de muitos cristãos foi muitas vezes agitada por estas ondas, lançada de um extremo ao outro.” (Homilia do então Cardeal Joseph Ratzinger, na missa para a eleição do Pontífice Romano, 18/4/05).
Como Shalom, como pessoas que nasceram para evangelizar, “devemos estar animados por uma santa preocupação: a preocupação de levar a todos o dom da fé, da amizade com Cristo. Na verdade, o amor, a amizade de Deus foi dada para que chegue também aos outros. Recebemos a fé para levá-la aos outros. (...) E devemos levar um fruto que permaneça. Todos os homens querem deixar vestígios duradouros. Mas o que permanece ? O dinheiro, não. Também os edifícios não permanecem; os livros também não. Depois de um certo tempo, mais ou menos longo, todas estas coisas desaparecem. A única coisa que permanece eternamente é a alma humana, o homem criado por Deus para a eternidade. O fruto que permanece é portanto quando semeamos nas almas humanas o amor, o conhecimento; o gesto capaz de tocar o coração; a palavra que abre a alma à alegria do Senhor.” (Homilia do então Cardeal Joseph Ratzinger, na missa para a eleição do Pontífice Romano, 18/4/05).
Em momentos como este, lembro-me de uma canção cantada pela minha mãe, uma canção muito antiga, tão simples, mas com uma verdade profunda. Com a Verdade:
“Cristo é a felicidade / Cristo é a felicidade. / Sem ter amor nesta vida não há / quem seja feliz de verdade!”
Pense nisto! Viva isto!
Shalom!
Álvaro Amorim. 
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.
Share/Bookmark

4 Comentários:

Rocélia Santos comentou:

Olá Álvaro! Parabéns pelo blog, mais um instrumento de evangelização e anúncio da palavra de Deus. Parabénes pela iniciativa, uma resposta ao próprio apelo da Santa Igreja que pede maior evangelização pelos diversos tipos de meios de comunicação. É uma resposta também ao próprio Carisma Shalom, que pede um anúncio ousado, criativo, com parresia!
Deus abençõe!
Shalom!

Rocélia Santos

Helane ilva comentou:

Boa tarde Alvaro Amorim!
Estamos a escuta de seu programa todos os dias.Ficamos felizes com o retorno que voçe nos deu no blog,obrigada.Espero um dia eu e minha família poder lhe conhecer pessoalmente.Deus abençõe voce e sua família juntamente com essa obra de evangelização que é de grande importancia para o povo de Deus.Forte abraço.Helane do bairro de Parangaba.

Anônimo comentou:

Sabryna Amorim
AMOR,
LOUVADO SEJA DEUS PELO SEU SIM DE CADA DIA,
COMO O DE MARIA NOSSA MÃE.QUE O SANTO ESPIRÍTO
CONTINUE CONDUZINDO A SUA MISSÃO DE EVANGELIZAR
HOMENS E MULHERES QUE DESCONHECEM O GRANDE
AMOR E MISSERICÓRDIA DE DEUS.SHALOM!

Anônimo comentou:

boa tarde alvaro amorim ! tds dias assinto seu programa fico muito feliz com as palavras que vc fala , vc é uma luz que deus mandou para ilumina os corações aflitos quebratados cheio de espinhos . continue a sua missão evangelizando as pessoas que acha que td acabou que tudo esta acabado .obg

Postar um comentário