Face a face com Deus


O salmo 41(42), versículo 3, expressa uma verdade muito profunda do nosso coração. Diz o salmista:
“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei contemplar a face de Deus ?”
Este é o desejo do coração de cada homem e de cada mulher. Desejo tão grande, tão profundo, que é comparado com a sede, com a sequidão, uma necessidade vital de água, sem a qual a criatura morre.
E esta sede é o desejo do Deus vivo, não dos ídolos mortos, não daquilo que nos escraviza, que nos leva à morte, mas é sede daquele que nos criou, que nos deu a vida e que, portanto, é o único que pode saciar o desejo mais profundo do nosso coração: voltar a ver a sua face, a face de Deus, contemplá-lo face a face como Adão o contemplou logo após ter sido criado, logo após ter recebido o sopro de vida em suas narinas.
Meu irmão, minha irmã, como é belo meditarmos com a imagem que o autor sagrado nos dá sobre a criação do homem:
Gênesis 2, 7: “O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem se tornou um ser vivente.”
Nós podemos imaginar juntos esse momento: Deus molda o homem, sua criatura, com todo o cuidado, com todo o zelo, como faz o oleiro com o barro. Depois, ele sopra em suas narinas um sopro de vida, e o homem vive!
Depois que Deus soprou nas narinas do homem, o homem ganhou vida, e naquele mesmo instante abriu os olhos, e quem foi que ele viu, quem foi que ele contemplou ? Ele viu Deus, ele contemplou sua face, pois ele estava face a face com Deus. Ele viu aquele que o havia criado, aquele que olhava para ele com todo o amor!
É muito lindo imaginar os olhares de amor entre Deus e o homem naquele momento! É muito belo saber que naquele momento houve uma explosão de amor!
O autor sagrado nos diz como Deus se sentiu então:
Gênesis 1, 31: “Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom.” Deus viu como foi bom criar o ser humano!
Essa troca de olhares, essa comunicação de amor, ficou gravada, fincada, no coração do primeiro homem e de todos os outros homens e mulheres, por toda a vida. Este desejo de ver a face de Deus foi incutido em toda criatura humana.
Mas o homem se afastou de Deus: pecou!
E após terem pecado, qual foi a reação que o homem e a mulher tiveram ?
Conta-nos o autor de Gênesis:
Gênesis 3, 8: “E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim.”
A criatura que antes olhava face a face seu amado Criador agora, por medo e vergonha, esconde-se do seu Deus!
Mas ficou em nosso coração a saudade de Deus!
E nós tentamos saciar essa saudade nas coisas, nos vícios, nas alegrias passageiras, mas nosso coração continuou com essa sede tremenda!
Quantos de nós, meus irmãos, buscamos ser felizes longe de Deus ? Até de início pensamos que éramos felizes. Nós nos enganamos! Passamos a viver de modo irrequieto, sem parar, vivendo loucamente, correndo, correndo, correndo! Em certo momento, buscamos uma coisa, depois, outra. Em seguida, achamos que a felicidade correspondia aos amores do mundo: mais uma decepção, mais uma frustração! Então, nós nos escondemos de Deus, não quisemos mais olhar sua face.
Mas a saudade de Deus permanece, mesmo que nós não saibamos que aquele vazio que domina nosso coração é a saudade de Deus, é o desejo de voltar a ver a face de Deus! Aquela angústia que está em seu coração, que violenta sua alma noite e dia, é a saudade de Deus!
E hoje eu tenho algo a dizer para você que está com essa saudade imensa, com esse desejo de ver a face de Deus, para você que tem chorado, que tem sofrido: Deus tem muita saudade de você! Deus quer revelar sua face a você!
E a face de Deus, o rosto de Deus, tem um nome: Jesus Cristo!
Jesus encontrou você aí, exatamente onde você está, agora! Ele olha para você, ele contempla a sua face, não para acusar você, não para jogar na sua cara os seus pecados. Ele olha para você e vê como você é belo, como você é bela! Ele ama você agora, ele deseja você muito mais do que você o deseja!
Jesus olha para a face de cada um de nós agora, e ele sabe que a nossa face revela como temos vivido: nosso rosto traz as marcas das nossas alegrias, mas também dos nossos sofrimentos, das nossas dores.
Jesus, ao contemplar a sua face, se compadece de você, tem misericórdia de você, coloca você próximo ao seu peito, no seu coração, que pulsa de amor por você!
Você pode se achar indigno de ser amado por Jesus, mas saiba: a sua miséria acabou de atrair a misericórdia de Jesus! Onde você via um pecado a condenar, Jesus vê uma miséria a socorrer! Você que se via impuro, pecador, indiferente, incrédulo, agora é visto, é contemplado, com todo o amor do coração de Jesus! Você, que achava que Jesus não se importava com sua vida, agora é profundamente amado por Jesus Cristo!
Abra seu coração para Jesus Cristo agora, deixe que ele olhe para você do jeito que você está. Deixe que ele abrace você, deixe que ele realize o desejo do seu coração de vê-lo face a face, pela fé! Deixe que ele ame você!
Volte para Jesus hoje, volte para aquele que o seu coração deseja, volte para aquele de quem sua alma tem tanta sede!
Shalom!
Álvaro Amorim. 
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.
Share/Bookmark

2 Comentários:

Anônimo comentou:

José Ivan Bezerra
Que belo texto! Ele nos dá uma explicação pelo vazio que muitas vezes sentimos e que não é preenchido pelo desejo insaciável das coisas. A princípio, eu fiquei um tanto incrédulo de que este vazio que muitas vezes sentimos fosse a ausência de Deus, mas refletindo bem, caminhamos para essa conclusão.
Álvaro, gostaria de dizer que o Programa Anúncio da Verdade, tem permitido que outras pessoas, de outras religiões até o escutem. Senão, vejamos. Sempre que vou levar o meu filho para o Colégio, eu levo a secretária da minha mãe, para me dar uma ajuda com a criança. Ela, a secretária, tinha tendências evangélicas, não sei de qual igreja. Mas agora, vamos nós três no carro e não trocamos uma palavra até chegarmos à creche. Isto porque, o rádio vai ligado e nós dois escutando a pregação do Anúncio da Verdade. Vez por outra, a vejo cantarolar uma das músicas que tocam nos intervalos do programa. Em breve, lhe contarei outros prodígios operados pela pregação do Programa Anúncio da Verdade.

Anônimo comentou:

ola álvaro amorim! vc esta de parabéns com seu programa anúcia as duvidas que as pessoas querer saber ,tds dias eu escuto a radia shalom pois é uma bença de deus . deus colocou uma pessoa maravilhosa na nossa vida e essa pessoa é vc iluminado por deus ,que vc continue trazendo paz para os corações espinhados sofrindo cheio de dor.

Postar um comentário