Lectio divina: Jesus é o Cristo!


       
     Vamos fazer a nossa lectio divina da manhã!    
     Nós estamos no Natal, celebrando a encarnação do Verbo, o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo. Por ser uma solenidade tão importante, a Igreja celebra esse acontecimento não somente em um dia, mas num tempo litúrgico, que se chama Tempo do Natal, que vai até o Batismo do Senhor (neste ano, dia 10 de janeiro). Assim, a Santa Mãe Igreja nos mostra que o Natal é uma realidade que ultrapassa o tempo, que é uma ação do próprio Deus, uma iniciativa divina em nosso favor.
     E neste Tempo do Natal, nós faremos a nossa lectio divina todo dia com a Primeira Carta de São João, a "Carta do Amor".
     Todavia, antes de começarmos a lectio divina propriamente dita, é importante clamarmos o Espírito Santo e termos bem claro em que consiste a leitura orante da Palavra de Deus. Por isto, você pode aprender um pouco mais sobre lectio divina no artigo  "Ano novo, vida nova".  Vale a pena ler este artigo antes de iniciarmos a lectio divina de hoje.
     
     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia na Primeira Carta de São João, capítulo 2, versículo 22. Nossa lectio divina irá até o versículo 28.
     Vamos ler a leitura do dia de hoje: Primeira Carta de São João, capítulo 2, versículos 22 a 28:

     "22.Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. 23.Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai. 24.Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai. 25.Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26.Era isto o que eu vos tinha a escrever a respeito dos que vos seduzem. 27.Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós. E não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, assim é ela verdadeira e não mentira. Permanecei nele, como ela vos ensinou. 28.E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele, na sua vinda."

     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     A palavra proclama que Jesus é o Cristo, o ungido do Pai, o Messias!
     Toda doutrina que nega que Jesus é o Salvador, que nega que Jesus é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, é mentirosa!
     Desde os primórdios da Igreja, houve doutrinas mentirosas, que quiseram afastar os cristãos da Verdade. Hoje, mais ainda, vemos doutrinas que negam Jesus Cristo, que acham que o homem se basta, que o ser humano pode salvar-se por si só, pelos seus supostos méritos, por suas obras de caridade. Isto é o que prega o espiritismo, que não tem nada de cristão, pois nega que Jesus é o Cristo, nega a divindade de Jesus, o único Salvador de todo homem e mulher.     

     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     A Palavra me fala que devo permanecer em Jesus Cristo, na Verdade, e rejeitar toda mentira, todo sincretismo, toda “mistura” religiosa. Não sou chamado, como cristão, batizado, ungido pelo Espírito Santo, a frequentar macumba, espiritismo, ou qualquer falsa doutrina. Com as minhas palavras e com a minha vida, devo proclamar que Jesus é o Cristo, que ele é o meu Deus e Salvador.
      
     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, eu não me basto, eu não consigo me salvar, por mais que eu pratique boas obras. Vejo, Senhor, como preciso de ti, do teu amor, da tua misericórdia, da tua salvação.
     Liberta-me, Jesus, de toda falsa autossuficiência, de toda arrogância, prepotência! Livra-me do orgulho, Jesus!
     Livremente, eu te acolho em meu coração, Jesus! Eu te convido a entrar na minha vida, a mudar a minha história, a me salvar dos meus pecados e de mim mesmo!
     Salva-me, Jesus Cristo!
      
     4º degrau: Contemplação.
     A contemplação não é fruto dos nossos esforços. É pura graça de Deus. Por meio de sua palavra, Deus realiza prodígios na nossa vida. Ele nos salva, por Jesus Cristo, a Palavra, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós!
     Podemos orar:
     Jesus Cristo, Palavra de Deus encarnada, eu te amo! Bendito sejas tu, Senhor, porque tu me libertaste pela tua Palavra!  [Pausa]    
     Por tudo isto, oremos:
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário