Lectio divina: Jesus veio para cada um de nós, pecadores!

 
     Vamos fazer a nossa lectio divina matutina!
     Antes, porém, de orarmos com a leitura de hoje, devemos saber em que consiste a lectio divina. Por isto, leia o artigo "Ano novo, vida nova!"
    
     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia na Carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 3, versículo 2. Nossa lectio divina será feita com os versículos 2, 3a, 5 e 6.
     Esta é a segunda leitura do dia de hoje: Carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 3, versículos 2, 3a, 5 e 6:
     “Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.”
     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     A palavra diz que a Salvação é para todas as pessoas. Mostra que Jesus não veio somente para os judeus, mas para os pagãos também. Jesus veio para cada um de nós!
     
     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     A Palavra me fala que Jesus Cristo veio para mim, que sou pecador. Não importa se sou egoísta, orgulhoso, miserável: Jesus Cristo vem para mim agora!
     Ele vem a mim como foi a Santa Maria Madalena!
     Você já pensou que hoje veneramos uma santa que foi prostituta, que era chamada de “quarteleira” porque prestava favores sexuais a várias soldados romanos que serviam num quartel em Magdala, cidade de Santa Maria Madalena ? É, só a Misericórdia do Senhor santificou Madalena! Esta mesma Misericórdia de Jesus Cristo quer santificar a mim e a você hoje, pelo sangue de Jesus derramado da Cruz. Basta, em oração, tomarmos o mesmo lugar de Santa Maria Madalena: aos pés da Cruz!
     Como diz o próprio apóstolo São Paulo, na sua Carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 31: “Depois disto, que nos resta a dizer ? Se Deus está conosco, quem estará contra nós ?”
     
     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, eu te louvo por tua infinita misericórdia, porque tu me amas e me acolhes como eu estou agora! É verdade, Jesus, às vezes nem mesmo eu me amo, nem mesmo eu me aceito! Mas vejo agora que tu me amas como eu sou! Por isto, eu te amo também, Jesus! Eu decido hoje te amar e viver contigo para sempre! Vem, Jesus, para a minha vida, muda a minha história, Senhor! Salva-me, Jesus!
      
     4º degrau: Contemplação.
     A contemplação não é fruto da nossa ação. É somente graça de Deus. Por meio de sua palavra, Deus realiza prodígios na nossa vida. Ele nos salva, por Jesus Cristo, o Verbo que se encarnou e habitou entre nós!
     Vamos orar:
     Jesus Cristo, eu sou teu, tu és meu, e isto me basta! Não olho agora para o meu pecado, mas para o teu coração aberto de amor por mim. É nesse coração que quero viver, Senhor! Coloca-me em teu coração, Jesus! [Pausa]
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário