O que é a efusão do Espírito Santo ?

     Neste próximo domingo, celebraremos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima, no Cenáculo, em Jerusalém (At 2, 1-13).
     O próprio Espírito Santo atualiza sua presença em nós, renovando-nos, fazendo-nos novas criaturas, abertas ao Amor. Por isto, nossa celebração de Pentecostes não é uma lembrança de um acontecimento do passado, mas é viver mesmo, hoje, o derramamento do Espírito em nós!
     Mas quem é o Espírito Santo ? Como é a experiência com ele ? Como se dá a efusão do Espírito Santo ? O que isto muda na nossa vida ?
     O Espírito Santo é uma pessoa. É uma pessoa divina. É a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito Santo é Deus e procede do Pai e do Filho.
     Como o Espírito Santo é uma pessoa (pessoa divina, é claro!), você pode ter uma experiência com ele, e você pode viver toda a sua vida num constante relacionamento com o ele.
     No Evangelho, Jesus mostra para você que o Espírito Santo é uma pessoa, que se relaciona com você, inclusive, por exemplo, quando você precisa falar algo importante. Veja Mt 10, 19-20.
     No seu batismo, você recebeu o Espírito Santo. Só que você precisa viver com uma consciência plena de que o Espírito Santo habita em você, de que você é templo do Espírito Santo. Talvez você ainda não tenha essa consciência, porque não teve uma experiência pessoal com o Espírito Santo. Isto faz com que muitos batizados não vivam verdadeiramente como cristãos, mas apenas “existam”. Há uma grande diferença entre viver e existir! Uma pedra existe, ela não vive!
     Por isso, o próprio Espírito Santo, que dá a vida, quer renovar a sua vida, quer fazer de você um(a) verdadeiro(a) discípulo(a) de Cristo.
     É bom que se diga que o Espírito Santo tem realizado esta renovação em milhões de pessoas de todo o mundo, há bastante tempo, geralmente nos encontros de oração chamados Seminários de Vida no Espírito Santo.
     Esta renovação espiritual foi pedida há aproximadamente 50 anos atrás pelo Papa João XXIII, quando, após seu discurso de abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, em 11 de outubro de 1962, orou a Deus pedindo:
     “Repita-se no povo cristão o espetáculo dos apóstolos reunidos em Jerusalém, depois da ascensão de Jesus ao céu, quando a Igreja nascente se encontrou reunida em comunhão de pensamento e de oração com Pedro e em torno de Pedro, pastor dos cordeiros e das ovelhas. Digne-se o divino Espírito escutar da forma mais consoladora a oração que sobe a Ele de todas as partes da terra. Que Ele renove em nosso tempo os prodígios como de um novo Pentecostes e conceda que a santa Igreja, permanecendo unânime na oração, com Maria, a Mãe de Jesus, e sob a direção de Pedro, dilate o reino do divino Salvador, reino de verdade e de justiça, reino de amor e de paz. Amém.”
     Esta atualização de Pentecostes, pedida a Deus pelo Beato João XXIII, é a efusão do Espírito Santo.
     Jesus Cristo prometeu o Espírito Santo à sua Igreja, como vemos em At 1, 4-5.8. E esta promessa é para você também. Por isto, Deus quer realizar uma maravilhosa efusão do Espírito Santo que habita em você.
     E como é esta efusão ?
     Imagine que você é um bebedouro. Primeiramente, quando o bebedouro sai da fábrica, ele está seco, sem água. Desse modo, ele serve para alguma coisa ? Não. Depois, alguém enche esse bebedouro todo de água. Mas, o bebedouro fica ali, parado, cheio d´água, mas paradinho! Tem água, mas ainda não dá de beber. Ainda não serve! Então, alguém aperta o botãozinho, a torneirinha, e a água que está no bebedouro começa a jorrar, a realizar uma efusão, um transbordamento.
     Ah! Aí então o bebedouro passa a ser aquilo para o qual ele foi criado: para jorrar água.
     Trazendo para a sua vida: que momento corresponde ao tempo em que o bebedouro estava seco ? Antes do batismo. Com o batismo, você recebeu a Água Viva, o Espírito Santo. Desde o seu batismo, o Espírito Santo habita em você.
     Agora, o Espírito Santo quer jorrar, realizar uma efusão em você!
     Saiba de uma coisa: o Espírito Santo, com todos os seus dons, já habita em você pelo seu batismo, como vemos em I Cor 3, 16.
     Isto é muito importante saber porque infelizmente existem algumas mentiras que se ouvem por aí.
     Pela graça de Deus, que cada uma dessas mentiras caia por terra agora!
     Vejamos, portanto, algumas perguntas comuns sobre a efusão do Espírito Santo, as quais nos ajudarão a destruir as mentiras ditas sobre essa maravilhosa experiência com o Amor de Deus:
     · A efusão é um novo batismo ? Não. Só há um batismo (Ef 4, 5). A efusão é um transbordamento do Espírito, com todos os seus dons, alguns dos quais estão elencados em I Cor 12, 4-11.
     · A efusão é só para pessoas santas, maduras na fé ? Não! É para todo batizado, para aquele que recebeu o mesmo e único Espírito Santo.
     · Na efusão do Espírito Santo, a pessoa perde a consciência, fica sem saber o que está acontecendo ? Não. A pessoa ganha uma nova consciência, seu coração se abre a partir da experiência com o Espírito.
     · Eu tenho que fazer muita coisa para acontecer a efusão do Espírito ? Você não tem que fazer nada, quem faz tudo é Deus, pelo seu Espírito Santo. Basta você querer e abrir o coração.
     · Eu preciso sentir algo muito forte para saber que o Espírito Santo está realizando sua efusão em mim ? Não. Fé não é sentimento, é aceitação, adesão. Basta acolher de coração a graça da efusão do Espírito.
     · A oração em línguas é só para pessoas que já têm uma caminhada na fé ? Não. A oração em línguas é o menor dos dons do Espírito Santo, é a “porta de entrada” para os outros dons carismáticos (I Cor 14, 5).
     · Como é a oração em línguas ? A resposta está em Rm 8, 26. É como o gemido de fome de um bebê que chora para mamar, pedindo assim o alimento à sua mãe. O bebê, é óbvio, não se expressa em palavras, mas a mãe entende que o bebê está com fome (quem é mãe sabe do que estou falando). O bebê, como quem ora em línguas, expressa seu desejo por gemidos inefáveis, indescritíveis, inenarráveis, inexprimíveis.
     · O repouso no Espírito é para pessoas experientes na fé ? Não. É para quem quer se abandonar nos braços de Deus e deixar Deus curar e libertar. É um repouso da alma e do corpo, conduzido pelo Espírito Santo.
     · Quando eu repousar no Espírito, poderei me machucar ? Não. É o próprio Deus quem realiza o repouso, quem acolhe você em seus braços.
     · Quando eu repousar no Espírito, o que acontece ? Você fica totalmente abandonado nos braços de Deus-Pai, que, por seu Filho Jesus Cristo, no Espírito Santo, cura, liberta e salva você.
     · Quando o servo de seminário reza em mim, se eu tenho alguma dúvida, a efusão não acontece ? Dúvida nós vamos ter até morrer. Mesmo com as dúvidas, você pode deixar que Deus realize a obra de salvação que ele quer realizar na sua vida. Assim, o Espírito Santo realiza a sua maravilhosa efusão, não importando as dúvidas, mas o desejo.
     · Como é a oração de efusão do Espírito Santo ? Faz-se uma oração de renúncia de todo mal. Então, clama-se a presença do Espírito Santo, com cânticos e orações, proclama-se a passagem de Pentecostes, pedindo, como fez o Papa João XXIII, que aconteça em nosso meio um novo Pentecostes, e que o Espírito Santo realiza sua efusão em cada pessoa. Os servos de seminário impõem as mãos e rezam por cada pessoa, suplicando a Deus a graça da efusão do Espírito Santo. Os servos abrem-se a todos os dons do Espírito (palavras de ciência, sabedoria, profecia, curas, milagres). E a sua parte ? Basta você abrir o coração!
     · E quando uma pessoa repousa no Espírito ao seu lado ? Procure não se dispersar, pois é um momento de graça, de oração, do poder de Deus!
     Saiba de uma coisa: a oração pela efusão do Espírito Santo é uma oração simples, mas verdadeira, profunda, maravilhosa! Não tenha medo. Deus é amor, e ele quer amar você, através do Espírito Santo. Deus quer lhe dar uma nova vida, quer fazer de você um novo homem (uma nova mulher), uma pessoa realmente feliz!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License
Imagem: Oração em um evento carismático.

28 Comentários:

Vinicius Santos comentou:

Em verdade a graça da efusão do Espirito em nossas vidas, é um meio de experimentarmos as delicias do céu e vivenciarmos unidos a magnetude do poder da Trindade Santa em nossa vida. Experiência única em nossa existência finita neste mundo.
Porém convém que lembremos da manifestação da presença de Deus em sua trindade nos sacramentos que nos santificam, em principal a eucaristia e a confissão, para que assim não entremos em uma vivência de fé longe da instituição sacramental professada pela nossa Mãe Igreja.
É preciso lembrar do aprofundamento e da experiência concreta que também temos de Deus, nesses santissimos meios do relacionamento continuo com a graça eficaz que nos vem do céu.
Continuemos sim a viver a presença do Espirito em nossa vida, porém lembremos sempre de vivenciar intimamente os outros meios santificantes, como a oração, adoração, confissão e comunhão.

Unidos aos Santos Anjos continuemos em oração.

Se é pela Cruz que o mundo reconheceu a verdade do Amor. É pela cruz que morrerei de amor por essa Verdade.

Vinicius Santos (João Pessoa-PB)

Anúncio da Verdade comentou:

Querido Vinicius,
A experiência com o Espírito Santo, num seminário de vida, leva a pessoa a buscar os sacramentos. Estas duas realidades, a experiência com o Espírito e a vida sacramental, não são opostas. Uma conduz à outra. Posso testemunhar que eu era ateu, não queria nem saber dos sacramentos, muito menos da Igreja. Com a efusão do Espírito Santo em mim, corri para a confissão, a Eucaristia, ou seja, voltei à Igreja, onde tinha sido batizado!
Deus o abençoe!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Marilia Sena comentou:

Qua a alegria do senhor seja a nossa força.
bom faço parte da comunidade mas estou muito fraca na minha oração pessoal, mas estou fazendo o caminho dqa pz com muita dificuldade mas com a graça de Deus eu vou chegar ate a minha santidade. Bom qndo fiz o seminario voltei para casa transbordada do amor do pai querendo transformar todos que estavam a minha volta dai entao fui encaminhada para um grupo de oração que estou ate hj, estou vivenciando um momento unico na minha vida com Cristo, garanto a todos as maravilhas q Deus fez por mim mas se não fossa a efusão do espirito santo nada disso teria acontecido hj eu posso dizer q encontrei jesus!!!!!!! Amém
Shalom do pai.......

Anúncio da Verdade comentou:

Querida Marilia,
Realmente, só pela experiência de fé que vivemos na efusão do Espírito Santo é que podemos testemunhar a maravilha desse encontro pessoal com Jesus Cristo!
Deus a faça perseverar sempre!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Anônimo comentou:

José Ivan Bezerra
Álvaro, nunca fiz um repouso no Espírito Santo, mas gostei muito de ler esse texto, bem escrito e que tirou várias de minhas dúvidas. Tanto o blog com os textos, como os programas, agora enriquecidos com os documentos do Papa Bento XVI estão cheios de conteúdo. Que Deus permita que continue daí para melhor. Um abraço.

Anúncio da Verdade comentou:

Querido José Ivan,
Quanto ao repouso no Espírito, é só permitir que o Espírito aja! É um dom maravilhoso, e será concedido a você, no tempo de Deus! Basta abandonar-se em Deus!
Louvo a Deus pela sua fidelidade à formação do Senhor! Persevere, irmão, não desista! Vá sempre em frente, orando todo dia!
Um grande abraço!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Unknown comentou:

EU ME CHAMO:RAYANE,TENHO 14ANOS,E TIVIR UMA PEQUENA ESPERIÊNIA NO ACAMPS DAS FÉRIAS DO MEIO DO ANO PASSADO...EU REPOUSEI NO ESPIRITO SANTO FOI UMA ESPERIÊNCIA INIGUALAVÉL,PEÇO A DEUS Q ME DÊ CONDIÇÕES DE PODER TÊ ESSA EXPERIÊNCIA NOVAMENTE POIS ESTOU PRECISANDO MUITO,TÔ NUMA FASE MUITO DIFICIL,ESTOU DANDO MUITO TRABALHO A MINHA MÃE,ESTOU SEM VONTADE DE ESTUDAR..ESTOU PRECISANDO MUITO DE AJUDAR VC PODE ME AJUDAR???BJOSS♥

Anúncio da Verdade comentou:

Querida Rayane,
O mais importante nesse tempo é você estar diante de Jesus Eucarístico. Adore Jesus Cristo! O Espírito Santo, que vem do lado aberto de Jesus, ordena todo o seu ser, "põe a casa em ordem", sabe ?!
Quanto ao repouso no Espírito, é uma graça, um dom, por isso é dado pelo próprio Deus e acolhido por nós. Mas o essencial é amar Jesus, adorando-o sempre!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Anônimo comentou:

AMADA DE DEUS.
Que a alegria do senhor seja a nossa força.
bom faço parte de um grupo de oração mas estou muito fraca na minha oração pessoal, mas estou na caminhada com muita dificuldade mas com a graça de Deus eu vou chegar ate a minha santidade. Bom qdo fiz o seminario voltei para casa transbordada do amor do pai querendo transformar todos que estavam a minha volta dai entao fui encaminhada para um grupo de oração que estou ate hj, estou vivenciando um momento unico na minha vida com Cristo, garanto a todos as maravilhas q Deus fez por mim mas se não fossa a efusão do espirito santo nada disso teria acontecido hj eu posso dizer q encontrei jesus!!!!!!! Amém
ESTOU PRECISANDO MUITO DE ORAÇÃO ORE POR MIM.......

Anúncio da Verdade comentou:

Que bom, Amada de Deus, que você vive esta maravilhosa experiência do Espírito Santo! Ela só serve para duas coisas: amar a Deus e às outras pessoas! Se você viver isto, então verdadeiramente você vive no Espírito!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Anônimo comentou:

Uma dúvida: uma pessoa só tem a experiência da efusão no Espírito se repousar?

Maria

Anúncio da Verdade comentou:

Cara Maria,
O repouso no Espírito é um dom de Deus. A experiência da efusão do Espírito Santo é uma vivência de fé, por isto não necessariamente a pessoa deve repousar no Espírito para viver a experiência da efusão. Esta experiência é vivida na fé, é um encontro pessoal com Jesus Cristo, o qual só pode acontecer por meio do Espírito Santo, por vontade do Pai. Quando se faz a experiência da efusão, a pessoa percebe, na fé, que se encontrou realmente com Cristo, passa a amá-lo e a amar os irmãos. Aí está como se verifica se a experiência foi real. O repouso é dado por Deus quando ele, que é livre, quer curar, libertar. Quem recebe este dom pode acolhê-lo ou não. O que importa é o encontro pessoal, verdadeiro, vivo, com Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo que nos habita desde o nosso batismo e que efunde (transborda) na chamada "efusão do Espírito Santo".
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

HENAYLEH comentou:

JA VINHA FREQUENTANDO SHALOM A MUITO TEMPO MAS NÃO TINHA IDO TER UMA EXPERIENCIA DE UM GRUPO, HOJES ESTOU NO GRUPO ABERTO DE INICIANTES E PARA MINHA ALEGRIA O PRIMEIRO SEMINÁRIO QUE VOU FAZER CAIU ANTES DO TRIDUO DE PENTENCOSTE E TRES DIAS ESATERIA NA COMUNDIDADE COM A FORÇA DO ESPIRITO SANTO AINDA ESTOU O PRIMEIRO DIA MAS SAI DE LA UMA PESSOA DIFERENTE E NESSE FINAL DE SEMANA VAI SER MEU SEMINARIO DE VIDA E DESDE QUANDO FIQUEI SABENDO DESSE SEMINARIO ESTOU MUITO ANCIOSA QUE O DIA CHEGE LOGO POIS SINTO QUE ALGO MAS MARAVILHOSO VAI ACONTECER EM MINHA VIDA UM VONTADE ENORME DE ESTAR LA E QUE ESSE DIA CHEGE LOGO E UM SEDE DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO...
SHALOM

Anúncio da Verdade comentou:

Henayleh,
Espero que Deus transborde de Amor, levando você a amar cada vez mais as pessoas! Aí sim estará a prova de que você teve a experiência da efusão do Espírito Santo!
Deus abençoe sua família!
Álvaro.

Byanca_Gon comentou:

Não há experiencia melhor do que essa! Deus transforma o coração inteiramente ...

Anúncio da Verdade comentou:

É verdade, Byanca. Mas ainda melhor é a efusão do Amor: cheios do Amor de Deus (o Espírito Santo), transbordamos na família, no trabalho, na sociedade.
Deus a abençoe sempre!
Álvaro Amorim.

Anônimo comentou:

alvaro amanha vou pregar em uma experiencia de oração e irei utilizar sua formação acima com um pouco que tambem aprendi e vivenciei para que o senhor possa derramar em efusão todos dons sobre os participantes..estou um pouco ansioso pois apesar de ter mais de 20 anos de rcc, nunca preguei sobre efusão..ore e me ajude irmão..e parabéns pelo seu trabalho e de toda a comunidade pela evangelização! forte abço sergio-colatina-es

Anônimo comentou:

E Quando temos medo de entrara em efusão ? Preciso de Ajuda :(

Anúncio da Verdade comentou:

Caros irmãos,
"No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor" (I Jo 4, 18).
Não tenham medo da efusão do Espírito Santo ou de pregar o Amor. Deus está conosco! Deus é conosco: Emanuel!
Álvaro Amorim.

Anônimo comentou:

Álvaro, eu sou Viviane, participo da obra shalom na minha cidade , do grupo de iniciantes, espero ansiosamente a chegada do. sábado. que é o dia do grupo, quando estou lá me sinto perto de Deus, sinto que lá é o meu lugar , quero uma vida nova em Cristo, próximo final de semanna haverá o seminário de vida no Espírito.Santo, uma ansiedade toma conta de mim, uma felicidade , pois me sinto chamada de Deus para está lá. Tenho 32 anos, sempre fui da RCC, mas nunca tinha sentido e vivenciado essa alegria que sinto hoje. Sou de Deus, sou Shalom.

Anúncio da Verdade comentou:

Seja bem-vinda ao Blog Anúncio da Verdade, Viviane!
Realmente a experiência com o Espírito Santo no Seminário de Vida é o início de uma longa caminhada no Amor.
E para que serve ? Por que Deus a quer ?
Para que se ame!
Para amarmos a Deus e ao próximo como a nós mesmos, a começar pelos mais próximos mesmos: a família.
Veja o que diz São Paulo escrevendo a Timóteo:
"Se alguém não cuida dos seus, e sobretudo dos da própria casa, renegou a fé e é pior do que um incrédulo" (I Tm 5, 8).
Forte, não é mesmo ?
Mas é a Verdade!
Conheci muita gente que "fugia" para o grupo de oração e deixava os filhos em casa totalmente abandonados. Essas crianças passaram a odiar Deus, pois o viam como alguém que os privou de seus pais. Deus quer isto ? Não! Veja os atuais ensinamentos da Igreja, o que diz o Papa Francisco.
Cuidado para você não ficar só no "Seminário" e esquecer a "Vida", sua primeira vocação: a família. O próprio Deus é uma família, a Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo!
Leia este artigo que melhor explica o que falo:
http://anunciodaverdade.blogspot.com.br/2011/08/quem-nao-cuida-da-propria-familia.html
Deus a abençoe sempre!
Álvaro Amorim.

Anônimo comentou:

Obrigada Sr. Álvaro!!! Palavras fortíssimas e que eu precisava ouvi-las. Participei do seminário , foi tudo lindo, um pedaço do céu. Desejei o dom de orar em línguas no momento que.a serva de Deus oroou em mim, e eu orei, fiquei muito feliz, mas depois não consegui orar de novo, todos o dias peço ao Espírito Santto. Obrigada Deus o abençoe.

joneramos49 comentou:

sou o joao fiz a efusao no dia 23 maio mudei muito deixei vicios ate de porno... mas de vez emquando sinto penssamentos impropios e nem consigo falar com outros irmaos DE DEUS pertenco a um grupo carismatico mas sou muito calado, tenho receio que o espiurito santo de deixe.tenho problemas de dividas pequenas mas que me obrigam a trabalhar mais por isso neguei o pedido do meu grupo de fazer turnos na igreija para manter a porta aberta de manha a noite
por falta de tempo. eu adorava poder fazer isso. estarei a pecar?

Anúncio da Verdade comentou:

Caro João,
Nunca se esqueça disto: "Deus é amor [...] No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor." (I Jo 4, 8b.18).
Deus o abençoe sempre!
Álvaro Amorim.

Unknown comentou:

Efusão do Espirito vou buscar pretendo, eu preziso senti a presença , novamente ........

Anúncio da Verdade comentou:

Caro(a) irmão(ã) em Cristo,
Busque Deus sempre, não somente na experiência da efusão, mas também no próximo, naquele que mais lhe desafia a amar.
Deus o abençoe sempre!
Álvaro Amorim.

Unknown comentou:

Olá... fui para pentecostes! Tive a impressão que o padre falou comigo. Mas não tive crt. Ele disse que tinha alguém que estava com a perna tremendo que mal conseguia se segurar em Pé. Não sei se eu não conseguia me segurar em pé, minha perna tremia muito.E ele disse que essa pessoa ia receber a efusão do espírito santo e que esta pessoa estava a sua direita mas eu estava a sua esquerda mas na hr foi como se fosse pra mim. Eu comecei a bater palma sem eu estar batendo e bater um pé e cai.Eu estava consciente! Mas meu marido me segurou e eu tipo me desconxentrei.Gostaria de saber se foi efusão do espírito Santo.Eu chorava na hr.

Anúncio da Verdade comentou:

Olá, Regiane.
Se você foi batizada, é templo do Espírito Santo, o qual pode realizar a efusão, bastando que você peça a Deus, para que sua vida frutifique em amor ao próximo.
Deus a abençoe sempre!
Álvaro Amorim.

Postar um comentário