Lectio divina: Jesus acalma nossas tempestades

     Se você não conhece ainda o maravilhoso método de orar com a Palavra de Deus chamado lectio divina, você pode ler nossos artigos anteriores sobre este tema.
     Hoje, no Evangelho, Jesus apresenta-se aos seus discípulos como Senhor e Deus. Vejamos o trecho bíblico: Mt 8, 23-27.
     “Subiu ele a uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem ?”
     O texto é rico de significados.
     Como você sabe, a Palavra de Deus é, pelo Espírito Santo, atual, para mim e para você, para o hoje da nossa vida.
     Mas o que fala o texto ?
     Jesus entra no barco, que simboliza a sua Igreja, aquela que ele fundou sobre a Rocha, sobre Pedro (cf. Mt, 16, 18), mostrando que Jesus está na Igreja Católica Apostólica Romana, aconteça o que acontecer aos seus discípulos, passem eles pela tempestade que passarem. Ele está no meio de nós, na barca da Igreja que singra os mares bravios deste mundo, mares agitados da perseguição espiritual que a Igreja sofre (cf. Ef 6, 12).
     O texto mostra que Jesus, em meio a toda essa agitação, dorme. Os discípulos sentem assim a aparente indiferença de Deus diante da tempestade. Não é assim comigo e com você ? Às vezes, não parece que Jesus está “dormindo” diante dos nossos desafios ? Mas veja que somente “parece”, “aparenta”, porque a oração dos discípulos como que “acorda” Jesus. É a súplica de quem se reconhece pequeno, incapaz de, por si só, vencer os desafios desta vida e, portanto, precisa de Deus.
     Jesus então exorta seus discípulos, mostrando que a falta de fé gera o medo, pois, sem fé, o homem realmente está sozinho, entregue às suas próprias mãos no meio das tempestades da vida.
     Em seguida, Jesus manifesta o seu senhorio, acalmando a tempestade, trazendo a calmaria, a bonança, o verdadeiro bem para cada homem e mulher.
     Os discípulos assim reconhecem não somente o senhorio de Jesus, mas a sua divindade. Sim! Somente Deus pode intervir no curso normal da natureza e modificá-lo, ou seja, pode fazer milagres. É verdade: Jesus é Senhor e Deus!
     Hoje, meu querido irmão, minha querida irmã, Jesus convida você a viver pela fé nele, a crer que ele é o seu Senhor e Deus, aquele que pode operar verdadeiros milagres na sua vida, no seu casamento, no seu trabalho, na sua vocação.
     Por mais que a sua vida esteja uma verdadeira tempestade de problemas, de incompreensões, de brigas, de discórdia, saiba que Jesus, pela sua oração sincera, leva a calmaria, a bonança, a Paz à sua vida.
     Basta, portanto, orar: Sim, Jesus, tu estás na minha vida e tu vês a tempestade em que ela se encontra. Senhor, salva-me, pois eu estou perecendo, afundando! Vem, Jesus, e manifesta-te, mostra o teu poder, vence essas ondas do mal que querem me afundar! Eu creio em ti, Jesus!
     Pela fé, contemple e já louve por aquilo que Jesus começa a realizar na sua vida, uma verdadeira salvação hoje!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.
Share/BookmarkCreative Commons License
Imagem: http://www.sxc.hu/photo/980521

Comentários:

Postar um comentário