Cristão deve ser protagonista na sociedade

Nós cristãos somos protagonistas na sociedade em que vivemos ? Ou será que ficamos com aquele complexozinho de inferioridade que nos impede de vivermos segundo o nosso chamado, de assumirmos nossas responsabilidades políticas e administrativas na sociedade ?
O Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 26 de maio de 2011, perante os bispos italianos, na Basílica de Santa Maria Maior, durante a celebração pelos 150 anos da unidade da Itália, disse:
A fé, de fato, não é alienação. Os fieis leigos devem vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e participar em primeira pessoa da vida pública, para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana."
E qual deve ser a fonte da formação do cristão para que participe bem da vida pública ? Respondendo a esta pergunta, disse Bento XVI:
"Formação inspirada na doutrina social da Igreja, para que não seja vítima da tentação de explorar sua posição por interesses pessoais ou por sede de poder".
Disse ainda o Papa que essa missão de participar ativamente da vida pública cabe a nós leigos, não aos clérigos (padres, bispos), pois "a Igreja não pretende substituir as responsabilidades das instituições políticas. Respeitosa da legítima laicidade do Estado, está atenta em apoiar os direitos fundamentais do homem".
Por fim, o Santo Padre reforçou a missão da família como primeira formadora de cristãos conscientes de suas responsabilidades, afirmando que "a família continua sendo, de fato, a primeira realidade onde podem crescer pessoas livres e responsáveis, formadas nesses valores profundos que abrem à fraternidade e que permitem enfrentar também as adversidades da vida.”
Como é bom, meu irmão, minha irmã, ver como a Igreja, na pessoa do Papa Bento XVI, valoriza muito a família e a missão de nós leigos, chamados a sermos "sal da terra e luz do mundo"!
Shalom! Álvaro Amorim. Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark Creative Commons License
Imagem: www.everystockphoto.com. Fonte: Zenit. 

Comentários:

Postar um comentário