A melhor definição de filho! (Por um ateu)

Deus ilumina quem ele quer, até um ateu, pois, como fala o Apóstolo Amado, "o vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai" (Jo 3, 8). E o Catecismo da Igreja Católica afirma: "o homem tende naturalmente para a verdade" (CIC, 2467).

Assim, mesmo alguém que diz ser ateu, mas busca a verdade, está, na realidade, ainda que não saiba, procurando o próprio Deus.
Ao ler a melhor definição de filho que já vi até hoje, percebi isto: A ação do Espírito da Verdade em alguém que tanto falou contra Deus e a Igreja: o escritor português, declaradamente ateu, José Saramago, que já partiu deste mundo para encontrar-se com "o Senhor, justo Juiz" (II Tm 4, 8).
Eis sua definição de filho:
"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder ? Como ? Não é nosso, recordam-se ? Foi apenas um empréstimo!" (José Saramago).
Shalom! Álvaro Amorim. Consagrado na Comunidade Católica Shalom.
Share/Bookmark Creative Commons License
Imagem: A Clara dormindo.

Comentários:

Postar um comentário