Ser pai segundo o Coração do Bom Pastor

Nestes primeiros dias de vida da minha filha Clara, tenho percebido como sou chamado a ser pai segundo o Coração de Jesus, o Bom Pastor.
Por que é necessária esta configuração do pai-de-família a Jesus, o Bom Pastor ?
Como Jesus pastoreou suas ovelhas, seus discípulos ?
Jesus apenas falava, dava formações orais, dizia o que devia ser feito, assumindo assim uma postura afastada, distante da vida de cada discípulo, ou formava cada discípulo trazendo-o para perto de si, vivendo junto com ele, convivendo ?
O Evangelho nos responde estes questionamentos:
"Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras" (Lc 8, 1-3). "Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em benefício dos enfermos. Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos" (Jo 6, 2-3). "Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: 'Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa'." (Lc 19, 5). (Grifamos).
Este é o verdadeiro pastoreio, a verdadeira paternidade: conviver, entrar na vida, sem medo de se comprometer, de acompanhar, de viver junto, de mostrar-se e de olhar o outro, como Jesus fez.
Isto não se aplica apenas aos pais-de-família, mas a qualquer pessoa que exerça autoridade espiritual em relação a outra.
A autoridade, seja pastor de grupo de oração, formador pessoal ou comunitário, coordenador, ou designada por qualquer outra forma, não deve ter medo de gente, não deve formar somente dizendo a regra que deve ser cumprida, mas deve viver junto, conviver, participar da vida do outro, acompanhar de perto.
Isto é ser pastor, é deixar-se configurar a Jesus, o Bom Pastor. Este é o chamado do pai-de-família: conviver mesmo com seus filhos, não somente prescrever-lhes normas a serem cumpridas. Este é o chamado daquelas autoridades que foram constituídas por Jesus para pastorearem as ovelhas do Senhor, seja qual for a instância de pastoreio.
Shalom! Álvaro Amorim. Consagrado na Comunidade Católica Shalom.
Share/Bookmark Creative Commons License
Imagem: Eu e a Clara.

Comentários:

Postar um comentário