A justiça misericordiosa de Deus


         Deus é justo!
Esta frase muitas vezes traz à mente alguns aspectos que não condizem com a verdadeira justiça divina.
Mas como averiguar se o que vem à mente é verdadeiro em relação a Deus ou não passa de uma imagem deturpada da justiça divina ?
É simples (nem tanto, mas consideremos que Deus é o Simples por excelência e procuremos imitá-lo). Se vem à mente algum dos aspectos abaixo, podemos ter certeza: ainda temos uma imagem distorcida da justiça divina:
1) Deus é justo! Aquela pessoa realmente extrapolou! Agora, Deus fez justiça!
Errado! A justiça divina não é uma sanção ao criminoso, como a justiça humana, que lhe devolve em punição o que ele cometera.
2) Deus é justo! Ainda há de me fazer justiça com meu patrão que me persegue! Aliás, sou filho(a) de Deus, sou um(a) eleito(a) dele!
Errado: Deus ama todos igualmente, infinitamente, bondosamente. Nenhuma atitude, seja de quem for, pode pelo menos "arranhar" o amor de Deus, que é sempre total, pleno, seja para o empregado oprimido, seja para o patrão opressor.
3) Deus é justo! Ele é misericordioso, é verdade, mas ele também é justo  (como se a justiça e a misericórdia fossem atributos divinos opostos ou que não estivessem "visceralmente" ligadas).
Errado! Sobre este último aspecto, gostaria de tecer um comentário maior.
Quem é o homem ? O que é o homem (homem e mulher) ? Quem é Deus ? Postos lado a lado, num exercício imaginativo de proporções, como ficaria o homem diante de Deus ?
Realmente a disparidade é infinita! Basta vermos nosso pecado e a santidade de Deus, nosso ódio e seu amor, nossa dura e real limitação e sua infinita grandeza, ilimitada, sem fim.
Que tal então, só para imaginarmos melhor, compararmos o homem a um grão de areia, e Deus a um deserto, onde está esse grão de areia ?
Pronto, agora vamos falar de justiça divina.
Será que se Deus não for sempre, mas sempre mesmo, misericordioso, diante de qualquer situação, atitude, ação ou reação do homem, ele será justo ? Será que, sendo Deus todo santo, todo amor, todo bondade, e o homem sendo limitado, fraco, pecador, poderia Deus não ser misericordioso sempre ?
Portanto, só há, em relação à justiça divina, uma conclusão "lógica":
SE DEUS NÃO FOR MISERICORDIOSO, ELE NÃO É JUSTO, POIS, PARA SER REALMENTE JUSTO, ELE TEM QUE TRATAR O HOMEM COM MISERICÓRDIA, AFINAL SABEMOS O QUE É O HOMEM E O QUE É DEUS!
Então você me pergunta: "Mas, Álvaro, para que este "tratado" sobre a justiça divina ?" De novo, é simples! Para eu e para você, formador(a), pastor(a), pregador(a), evangelizador(a), que formamos pessoas ao convivermos com elas, ou mesmo para quem não influencia tanto a vida dos outros, sabermos de uma vez por todas que, se desejamos ser como o nosso Deus é, devemos SEMPRE ser misericordiosos e não separarmos a justiça da misericórdia. SEMPRE! Isto vale para quem é autoridade, para quem prega, para quem atende o telefone. Quer ser justo, mas justo mesmo com o seu irmão ? Seja MISERICORDIOSO. Assim você seguirá uma pessoa chamada Jesus Cristo, pois assim ele é comigo, assim ele é com você: Justo, porque é misericordioso.
Shalom!
         Álvaro Amorim.
         Consagrado na Comunidade Católica Shalom.
Share/Bookmark

3 Comentários:

Anônimo comentou:

Zuleide Tavares,
Deus é justo porque é misericordioso. A justiça só existe se houver misericórdia! Mas isso não quer dizer que todos a receberão. A misericórdia divina é somente para quem for digno dela! Nos Últimos Dias teremos a prova.

José Ivan Bezerra comentou:

Que bom que surgiu esse canal de comunicação com o programa Anúncio da Verdade. Ele vem como resposta à grande audiência conseguida com o programa, visto que os telefones normais não davam mais conta da procura pelos ouvintes. E eu digo isso, com a experiência de quem ficava teclando os números, sem conseguir linha para fazer alguma pergunta.
Gostaria de dizer também, o quanto o Anúncio da Verdade tem sido importante para o meu conhecimento sobre a nossa religião. Sempre o ouço indo deixar o meu filho no colégio. Gosto de não perder uma só palavra.
Álvaro Amorim,durante esses primeiros nove meses do Anúncio da Verdade, procurei me comunicar com o apresentador e passei até a idéia de alguém acomodado, que só escutava e não levava adiante a minha fé. Entretanto, enfrento grandes dificuldades no meu dia-a-dia. Meu filho, Davi Rennê, tem 4 anos e ainda não fala frases completas. Passou por uma anóxia neonatal e os médicos ainda investigam o que teria ficado de sequela. Quase todas as manhãs corro para fonaudiologistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc. para encontrar uma saída. Nos finais de semana, nem a missa posso assistir, pois ele não tolera ficar parado muito tempo. E aí reside a minha angústia e da minha esposa, Glauciane. Nós não somos casados na Igreja, apenas no civil e isso me entristece muito. Por essa razão, e também por não ter com quem deixar o nosso Davi, nunca fui a um seminário de vida no Espírito Santo. Minha fé é nutrida pelos programas da rádio Shalom, principalmente pelo Anúncio da Verdade e pelos Salmos da Emi Nogueira. De qualquer forma, parabéns pelo blog.

Anônimo comentou:

José Ivan

Deus pode fazer o impossível na sua vida, vá com sua esposa à missa de cura com o Pe. Antônio Furtado, quinta-feira.
Quanto ao seminário de vida no espírito santo, procure fazer algum no projeto família, pois acho que tem um espaço reservado para crianças lá.

Postar um comentário