Ano novo, vida nova!


     2010! Ano novo, portanto: vida nova!
     Neste ano que se inicia, o Senhor conduziu-me a dar um presente para você, mas algo que vem do próprio Deus, algo que transformará a sua vida: uma maior intimidade com o próprio Deus, mediante sua Palavra!
     Muitas pessoas me procuram querendo aprender a orar com a Palavra de Deus. Algumas delas estão cansadas de ver as Sagradas Escrituras como um livro de História Geral! Querem ter sua vida transformada pela Palavra de Deus! Sabem, no fundo do coração, que Deus salva mediante sua Palavra, o Verbo encarnado, Jesus Cristo, e por isto desejam ter uma maior intimidade com o Senhor, através das Sagradas Escrituras.
     Por isto, resolvi ensinar você a orar com a Palavra de Deus da melhor forma possível: orando mesmo, aprendendo a fazer a lectio divina fazendo! É como andar de bicicleta: só se aprende andando!
     E a lectio divina não tem nada de difícil, pois é o próprio Espírito Santo de Deus que nos conduz nessa oração.
     Como você sabe, a lectio divina é um exercício de escuta pessoal da Palavra de Deus. É a leitura orante da Palavra de Deus.
     Neste exercício espiritual, descemos uma escada de quatro degraus: leitura, meditação, oração e contemplação. Assim, vamos descendo ao mais profundo do nosso coração, onde Deus habita, e permitimos que sua palavra seja vida em nossa vida!
     E você pode me perguntar: “Mas, Álvaro, e por que essa intimidade com a Palavra de Deus transformará a minha vida ?”
    Eu só posso responder, meu irmão, minha irmã, com o que houve com a minha vida: ela foi transformada, salva! O Senhor, fazendo-me mais íntimo dele, por meio de sua Palavra, mudou mentalidades, opiniões, arrancou ódios, rancores, deu-me graças de perdão, de amor, de reconciliação, fez-me abraçar o sacramento do matrimônio com liberdade, deu-me a graça de dizer sim à consagração Shalom, mudou minha profissão de professor a advogado, conduziu-me à Rádio Shalom, levou-me a pregar o Evangelho, a criar este blog, consolou-me quando ele chamou meu pai e minha mãe. Ah, meu irmão, minha irmã, se eu tentar falar tudo, serão necessárias várias postagens neste blog!
    Todavia, não escreverei as 9 postagens da lectio divina somente para você aprender a fazer esse método milenar de oração com a Palavra de Deus, mas para que você acolha a graça de ter a Palavra de Deus como essencial na sua vida. Desejo que a sua vida seja vivida ao ritmo da Palavra de Deus, que você necessite dela mais do que o alimento diário!
     Assim o Senhor fez comigo! Todo dia, acordo às 5h, participo da Eucaristia às 6:15h e, logo em seguida, faço minha oração pessoal e minha lectio divina antes de ir trabalhar.
     Por que dou o melhor tempo, as primícias para Deus ? Porque o que é essencial na vida necessita de espaço. Se é essencial, não se pode prescindir disto um só dia da vida! Tudo aquilo que pode passar um dia sequer sem ser vivido já não é essencial! O essencial é o que precisa diariamente de espaço na minha vida! E Deus é essencial para mim! Sem ele, não vivo! Morro!
     Outra coisa importante: Por que a lectio divina deve ser feita pela manhã, bem cedo, e não à noite, por exemplo ? Por um simples motivo: A Palavra de Deus é o que deve ditar o ritmo da minha vida, é o que deve governar a minha vida! Sem a Palavra de Deus, meu dia será governado pelos meus instintos (ódio, ira, paixão, preguiça, sensualidade, mentira, egoísmo etc.). E nós sabemos muito bem o que acontece quando nossos instintos (des)governam nossa vida!
     Também é importante saber que, no começo do meu dia, Deus me chama. Ele me chama através da sua Palavra, da liturgia diária. E essa liturgia diária deve ritmar o meu dia. A cada dia, Deus me chama e me propõe uma nova vida. E Deus me propõe algo para hoje, não para amanhã! Hoje devo responder ao que Deus me propõe. Se eu não fizer minha lectio divina do dia de hoje no dia de hoje, não viverei o que Deus me propõe para hoje. Aliás, nem saberei o que Deus me propõe para hoje: perderei a graça de hoje, pois fiquei “vendo a banda passar!”
     Deste modo, meu irmão, minha irmã, faremos a lectio divina durante 9 dias ininterruptos. Cada postagem contendo a lectio divina estará no blog Anúncio da Verdade sempre às 5h da manhã. 
     Antes de começarmos, porém, a lectio divina propriamente dita, sempre devemos invocar o Espírito Santo, porque, como diz São Paulo na sua Carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 26, “o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém”. Deste modo, sempre antes de cada lectio divina diária, oremos com todo fervor:

     “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da Terra.” Oremos: “Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.” 

     Após esta oração, mergulharemos na leitura da liturgia do dia. E, por pura Providência Divina, nossa lectio divina trará a Primeira Carta de São João, a “Carta do Amor”. Você poderá viver ainda mais o Amor de Deus ouvindo o Programa Anúncio da Verdade, a partir das 13h, na Rádio Shalom 690 AM, que, a partir do dia 4 de janeiro de 2010, terá como tema “Deus é amor”, mergulhando na encíclica de mesmo nome, escrita pelo Papa Bento XVI. Ô Deus que nos ama, não é mesmo ?
     Outro aspecto muito importante: Sempre ao final de cada lectio divina matutina, devemos anotar em nosso caderno de oração aquilo que ficou mais forte no nosso coração, os frutos da palavra de Deus, nosso compromisso com o Senhor para aquele dia, para aquele "hoje".
     Precisamos terminar nossa lectio divina da manhã com uma direção muito clara. O que anotarmos no nosso caderno de oração será a direção de Deus para o restante do nosso dia. É muito importante que escrevamos este direcionamento de Deus para nós, porque a palavra de Deus deve governar o nosso dia, as nossas atitudes, os nossos pensamentos "hoje".    
     Então, depois de escrevermos, o próprio Deus nos dará oportunidades, durante o nosso dia, de vivermos este direcionamento.
     Por exemplo: Se Deus nos chamou, na lectio divina da manhã, a vivermos o amor, conforme ele nos ensina em I Cor 13, 4-8a, então ele mesmo nos dará oportunidades para amarmos pacientemente, sem buscarmos nossos próprios interesses, tudo perdoando, tudo esperando nele, durante o dia de hoje. Para isto, devemos trazer o direcionamento da lectio divina em nosso coração o dia todo. Nosso coração deve bater ao ritmo do Coração de Jesus, e sua Palavra não deve sair do nosso pensamento. Deste modo, podemos, durante o dia todo, orar em silêncio, no coração: "Senhor, dá-me oportunidades para viver a tua Palavra, para amar pacientemente!" Deus, que é fiel, nos capacitará, diante das situações do dia, a amarmos com paciência.
     Assim, a palavra que nos foi dada em oração, que se tornou escrita em nosso caderno, deve se encarnar na nossa história, neste dia de hoje. Assim, a palavra se torna fato, acontecimento, verdade. Foi o que aconteceu com a Virgem Maria. Por isto, Nossa Senhora  nos ajuda a dizermos, neste dia: “Faça-se em mim segundo a tua palavra.”
     É muito importante também, além de fazermos a lectio divina pela manhã bem cedo, à tardinha fazermos a lectio vespertina (da tarde), que consiste em vermos, no Espírito Santo, como vivemos o que Deus nos propôs mediante a lectio divina matutina (da manhã). A partir desta observação, em oração, poderemos ainda viver o que não vivemos durante o dia.
     Por fim, antes de dormirmos, é bastante oportuno um exame de consciência, no qual poderemos pedir perdão ao Senhor pelo que não vivemos naquele dia e louvá-lo por sua misericórdia, entregando nossa noite de sono ao Senhor e clamando por um novo dia na sua graça.
     Estes dois momentos (lectio divina vespertina e exame de consciência) não precisam durar mais do que 5 minutos, cada um.
     Assim, meu irmão, minha irmã, nossa vida será vivida ao ritmo da Palavra de Deus! Nossa vida será transformada pela Palavra, pelo Verbo encarnado, Jesus Cristo, nosso Senhor e Deus!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

3 Comentários:

Anônimo comentou:

Tenha um santo e feliz 2010 Álvaro pra vc e sua família!!!

Shalom!!!

Anônimo comentou:

Oi Àlvaro!!!
estou fazendo o filotéia e esté me ajudando muito a conhecer mais da Palavra de Deus com o método da lectio.

Deus te abneçoe!!Feliz 2010!!!
Shalom
Raiane
Petrolina-PE

Anúncio da Verdade comentou:

Queridos Amigos do Shalom de Petrolina(PE),
Vocês me ensinam a buscar cada vez mais a unidade com o Fundador, com o carisma Shalom!
Continuem bebendo da fonte da Paz!
Um santo 2010!
Shalom!
Álvaro Amorim.

Querida Raiane,
No seu caminho vocacional, você verá que a Palavra é a luz para os seus passos, para todo discernimento e escolha.
Um santo 2010!
Shalom!
Álvaro Amorim.

Postar um comentário