O psicologismo moral

     Dando prosseguimento à série sobre o crepúsculo dos valores, veremos o psicologismo moral.
     “Psicologismo é tudo o que é moldado e reduzido a pensamentos nossos ou a sentimentos nossos; tudo o que é apenas pensamento ou sentimento, imagem, pertence a uma realidade puramente psicologista.” (Passos, n° 85, agosto de 2007, Revista Internacional de Comunhão e Libertação).
     O psicologismo moral pretende estabelecer os valores morais a partir dos sentimentos das pessoas. O que seria moralmente aceitável é o que o meu “eu” assim determina.
     Mais uma vez, percebe-se a centralização do homem em si mesmo e não em Cristo.
     Com certeza, esta doutrina é de cunho narcisista: o ser humano, através do espelho do orgulho, olha somente para si, “endeusa-se”, vive a auto-idolatria.
     É importante ressaltar que o psicologismo moral (falsa doutrina que prega que os valores morais dependem do meu “eu” e não de Cristo) nada tem a ver com a Psicologia, ciência que, quando usada para o bem, respeitando a dignidade da pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus, é algo bom.
     No próximo post: o individualismo.
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License
Imagem: http://www.sxc.hu/photo/544768

2 Comentários:

Anônimo comentou:

Caro Irmão Álvaro Amorim,Boa Tarde!

É muito bom comartilharmos este momento da Lectio Divina Vespertina, pois assim alimentamos o nossos espirito para enfrentarmos todos os acontecimentos esperados e inesperados. Sou seu fã e recomendo sou programa a muitos dos nossos irmãos.

Obrigado pelo seu sim a Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador! Seu testemunho no Queremos Deus, motivou a muitos dos nossos irmãos e irmãs a repensarem sobre o perdão em suas vidas.

Márcio Fonseca
Vocacionado shalom Parquelândia.

Shalom! O Nosso Sim é para Sempre.

Anúncio da Verdade comentou:

Querido Márcio,
Realmente, o perdão é uma decisão apoiada na graça de Deus! Fico feliz por saber que muitos foram tocados por Deus mediante o meu testemunho! Continue orando por mim, pela minha missão de evangelizar!
Deus o abençoe sempre!
Shalom!
Álvaro Amorim.

Postar um comentário