A procriação assistida


     “Sem a consciência, a ciência só pode conduzir à ruína do homem.”[1]
     “O ato de amor conjugal é considerado no ensinamento da Igreja como o único lugar digno da procriação humana”[2]
     Indo adiante nesta série de posts sobre Bioética, trago o ensinamento da Santa Mãe Igreja acerca de um tema que suscita dúvidas: a procriação assistida.
     Sobre este tema, o então Cardeal Joseph Ratzinger, na época Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, hoje Papa Bento XVI, elaborou uma Instrução sobre o Respeito à Vida Humana Nascente e a Dignidade da Procriação, avaliando, na segunda parte dessa Instrução, as técnicas biomédicas que são aplicadas nos processos de procriação (o que se chama popularmente de procriação assistida), a partir dos princípios da moral católica.
     Essa Instrução apresenta o formato de perguntas e respostas. Por ser bastante didática, preferimos transcrever integralmente essas questões concernentes ao tema da procriação assistida. Nos próximos artigos, apresento cada uma dessas perguntas com suas respectivas respostas.
     Inicialmente, o conceito[3]:
     “Por ‘procriação artificial’ ou ‘fecundação artificial’ entendem-se aqui os diversos procedimentos técnicos que visam obter uma concepção humana de maneira diversa da união sexual do homem e da mulher.”
     P.S.: Em todos os artigos sobre procriação assistida, que serão publicados em breve, será utilizada a sigla FIVET, pois a Instrução abrevia o termo “fecundação in vitro e transferência do embrião” com esta sigla FIVET, popularmente conhecida como “bebê de proveta”.
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License



[1] Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. Instrução sobre o respeito à vida humana nascente e a dignidade da procriação, in
www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19870222_respect-for-human-life_po.html+donum+vitae&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br
[2] Idem.
[3] Idem.
Imagem: http://www.sxc.hu/photo/333213

Comentários:

Postar um comentário