Você já rezou o terço assim ?

Hoje nós rezaremos o terço de uma forma diferente: contemplando os mistérios gozosos (da alegria) na nossa vida. Sim, é possível! Eu, Álvaro Amorim, já rezei várias vezes assim e posso testemunhar as maravilhas que Jesus operou na minha vida, pela intercessão de Nossa Senhora.
Pela fé, sabemos que o nosso Deus é onipresente (está em todo lugar e vai a todo lugar, em todo tempo). Deus está presente no nosso coração, ele nos “inabita”. Ele também pode ir ao nosso passado, para nos curar, para nos libertar, em vistas de “um hoje” melhor, permitindo-nos amar mais e melhor.
Nós não estaremos sós: Maria e José estarão conosco nesta caminhada de fé, nesta memória bíblico-afetiva da nossa vida.
Se você pode, imprima este artigo, vá para um lugar silencioso, acomode-se da melhor maneira possível. Mergulhe no seu interior, recolha todos os seus sentidos e suplique ao Pai, por Jesus, que envie o seu Espírito Santo.
Que Nossa Senhora, a Rainha da Paz, gere Jesus, nossa Paz, no seu coração! 


1o MISTÉRIO: A ANUNCIAÇÃO DO ARCANJO SÃO GABRIEL A NOSSA SENHORA
(Antes de rezar o 1o mistério, leia o direcionamento abaixo)
“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ ” (Lc 1, 26-28).clip_image002Permita que o Espírito Santo aja na sua imaginação. Através dela, segure com uma mão a mão de Nossa Senhora, e, com a outra, a de Jesus, e junto com eles vá ao momento da sua concepção. O Céu encheu-se de festa pela sua concepção: um(a) filho(a) de Deus era concebido(a). Nossa Senhora, São José e Jesus alegraram-se com o dom da sua vida.
Continue contemplando essa maravilha: vá ao momento em que sua mãe soube que estava grávida de você. Pela fé, acompanhe sua gestação no ventre da sua mãe e no ventre espiritual de Maria, Mãe de todos nós.
Deus ama você e quer curar você! Neste mistério de amor, mergulhe na contemplação!
Agora, reze o primeiro mistério do terço, com tudo o que Deus está realizando na sua vida. 


2o MISTÉRIO: A VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA À SUA PRIMA SANTA ISABEL
(Antes de rezar o 2o mistério, leia o direcionamento abaixo)
“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.”(Lc 1, 39-40).
clip_image004Nossa Senhora experimentou diversos sentimentos durante a gravidez de Jesus. Veja que Maria foi visitar Isabel “apressadamente”. Também não deve ter sido fácil caminhar numa “região montanhosa”.
Vá com Jesus à sua gestação (período de tempo em que se desenvolve o embrião no útero, desde a concepção até o nascimento). Nos momentos “apressados”, “difíceis”, em que sua mãe praticamente teve que andar por uma “região montanhosa”, veja Nossa Senhora ajudando sua mãe. Contemple Jesus olhando para você e amando você. Permita que o Senhor da sua vida gere a Paz no seu coração e cure as feridas que ele quer curar.
Agora, reze o segundo mistério do terço, com tudo o que Deus está realizando na sua vida. 


3o MISTÉRIO: O NASCIMENTO DO MENINO JESUS EM BELÉM
(Antes de rezar o 3o mistério, leia o direcionamento abaixo)
“Completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala.” (Lc 2, 6-7).
clip_image006Deus chamou você à vida, chamou-o(a) pelo seu nome. Você foi concebido(a) por vontade da Trindade Santa. Você veio de Deus porque veio dos seus pais por vontade de Deus. Deus cuidou pessoalmente da sua gestação. Deus cuidou do seu nascimento, mesmo se houve alguma dificuldade, como houve no nascimento do Menino Jesus (lugar inadequado, sujo, como uma manjedoura, um tabuleiro em que se deita comida aos animais estabulados).
Contemple a maravilha do seu nascimento: os santos, os anjos, o Céu em festa, mas em festa mesmo! Imagine uma festa no Céu! Foi o que houve no seu nascimento. Louve a Deus pelo seu nascimento! Louve a Deus pela sua vida!
Agora, reze o terceiro mistério do terço, com tudo o que Deus está realizando na sua vida. 


4o MISTÉRIO: A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO
(Antes de rezar o 4o mistério, leia o direcionamento abaixo)
“Quando se completaram os dias para a purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor.” (Lc 2, 22).
clip_image008A apresentação de Jesus no Templo mostra-o como o Primogênito pertencente ao Senhor” (Catecismo da Igreja Católica, 529).
Em Jesus, você também foi apresentado(a) a Deus, você também pertence a Deus. Por mais que na sua infância seus pais não tenham consagrado você ao Senhor, ou você não tenha frequentado muito o Templo, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em Jesus, você pertence ao Pai, que o(a) criou.
Contemple o cuidado do Senhor em apresentá-lo(a) ao Pai, dizendo: “Pai, este(a) é teu(tua) filho(a)..., que pertence a ti, que é filho(a) da minha Mãe também”.
Permita que o Espírito gere em você a gratidão por pertencer a Deus, por ter pessoas que o Pai providenciou para estarem constantemente apresentando você a Deus, consagrando você pelas mãos de Nossa Senhora a Jesus, levando você à Igreja, à Comunidade. Faça memória de todas as pessoas que já levaram você à Igreja, que já lhe conduziram a Deus, que apresentaram você diante de Deus, pela oração, pelo amor, pelo zelo. Louve a Deus por essas pessoas que fazem parte da sua vida (familiares, amigos, pessoas do Grupo, da Comunidade).
Agora, reze o quarto mistério do terço, com tudo o que Deus está realizando na sua vida. 


5o MISTÉRIO: O ENCONTRO DO MENINO JESUS NO TEMPLO
(Antes de rezar o 5o mistério, leia o direcionamento abaixo)
“Eles o encontraram no Templo, sentado em meio aos doutores, ouvindo-os e interrogando-os; e todos os que o ouviam ficavam extasiados com sua inteligência e com suas respostas. Ao vê-lo, ficaram surpresos, e sua mãe lhe disse: ‘Meu filho, por que agiste assim conosco ? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos’. Ele respondeu: ‘Por que me procuráveis ? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?’” (Lc 2, 46-49).
clip_image010Jesus, que fora apresentado no Templo ao Pai, por Maria, é o consagrado do Pai, aquele que pertence todo ao Pai. Ele sabe da missão que lhe cabe: “devo estar na casa de meu Pai”. Com doze anos de idade, decide ficar no Templo para lembrar a seus pais que deve dedicar-se às coisas de seu Pai.
Vá com Jesus e Maria à sua infância e contemple os momentos em que você viveu com seus pais, a sua convivência com a sua família. Contemple Jesus vivendo esses momentos com você, não importando se eles foram alegres ou tristes. Há um “espaço” na sua alma, onde Deus habita, que nada de impuro ou sujo pode penetrar, porque é o lugar guardado por Deus para o seu encontro com ele. Mergulhe nesse lugar e louve a Deus, que vive em você. Aí você encontra Jesus e, em Jesus, Nossa Senhora, São José, todos os santos e anjos de Deus.
Agora, reze o quinto mistério do terço, com tudo o que Deus está realizando na sua vida. 


SALVE-RAINHA 
Viva agora esta palavra da Bíblia, rezando a salve-rainha: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada!” (Lc 1, 48). Chame Maria por quem ela é: bem-aventurada, “bendita (...) entre as mulheres, (...) a mãe do meu Senhor” (Lc 1, 42-43).
Nossa Senhora acompanha você desde a sua concepção, com o olhar terno de Mãe, com amor dedicado, por isto ela é a sua, a Nossa Rainha, que o(a) apresenta ao Rei Jesus. Ela é a Rainha da Paz, que merece ser saudada: “Salve, Rainha!”
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.
Share/Bookmark

13 Comentários:

Letícia comentou:

Nunca rezei o terço dessa forma...
Sempre rezei da maneira convecional, e ja recebi graças Maravilhosas e dificeis por rezar o terço, mas hoje irei rezar dessa forma, e tenho certeza que irei testemunhar Bençãos por intercessão de Nossa Senhora.

Shalom!

Anônimo comentou:

Zuleide Tavares - (85)88965056

É reconfortante poder rezar o Terço de uma forma tão íntima e sagrada. Continuem 'publicando as coisas do Senhor'. Amém!

Anônimo comentou:

Wellington Tavares

Fico feliz em poder rezar o Terço com um conteúdo que faça refletir... fugindo da reza automática, pura e simples.

Letícia comentou:

Ontem eu postei dizendo que rezaria o terço dessa forma, refletindo os mistérios...
E até pensei que demoraria pelo menos alguns dias pra testemunhar, mas a graça foi imediata, ontem cheguei em casa muito cansada, muito cansada mesmo(depois de 13 hrs de trabalho)mas sabia que precisava rezar o terço, enfrentei minha "preguiça" e fui rezar. Equanto rezava já me sentia diferente, era algo novo,um monte de coisas vinha em minha mente, coisas que eu me recusava a lembrar e perdoar, mas foi inevitável, eu precisa enfrentar tudo aquilo, e sozinha diante de Deus, foi dificil por que precisei tirar certas "máscaras"que eu tinha, isso sim foi muito difícil, por que enquanto eu "tirava a máscara" eu me sentia extramente envergonhada,miserável diante do Senhor, por que eu sabia que só ele me conhecia e conhecia ao meu coração. Foi um momento muito importante pra minha vida e caminhada, completamente diferente do que ja vivi, foi uma libertação, que nem mesmo eu sabia que precisa, mas o Espirito Santo sabia...
Hoje acordei diferente,na verdade mais leve, como se um peso tivesse saido de mim, sei que não mudei de uma hora pra outra, mas eu sei que a experiência que tive ontem me transformou de alguma forma, e isso sei que foi uma graça de Deus por intercessão da Virgem Maria, através do Terço.

Obrigada Álvaro por nos ajudar a rezar!

Shalom!

Anônimo comentou:

José Ivan Bezerra
Meu caro, Álvaro Amorim. O tempo tem andado muito corrido para que possamos postar alguma coisa no blog. Mas, o importante é que o tempo não impede de o escutarmos e sempre darmos uma lida nas mensagens que aparecem nesse espaço, apesar de nem sempre ser possível escrever. A forma de rezar o terço assim é maravilhosa. Ainda não pude experimentar em profundidade, mas só em ler a gente já se sente motivado.
Tenho uma grande devoção pelo terço e é ele que tem me nutrido em todos esses anos distante da Eucaristia. Comparemos com a situação de alguém que precisa se alimentar de todos os alimentos importantes para a sua saúde. Agora, fazendo a analogia com um doente que só pode tomar água de coco para sobreviver, até que possa desfrutar de um grande banquete. As iguarias do banquete são a Eucaristia e a minha água de coco é o terço que rezo diariamente. É ele que tem me dado sustentação, enquanto posso ir à missa. Eu vivo uma união de fato, pois sou casado apenas no civil. Lamentei o fato de, quando procurei igrejas para realizar o meu matrimônio, sempre encontrei preços exorbitantes e falta de acolhida pelo pessoal que me atendeu. Resultado. Tivemos que ficar sempre adiando essa bênção de Deus tão necessária. É justamente o terço que rezamos no carro, a caminho do trabalho, que tem nos ajudado, a mim e a minha esposa a superar as dificuldades próprias da união. A princípio ela resistia em rezar, mas agora o faz naturalmente. Amanhecemos ouvindo os Salmos com a Emir Nogueira, e às 13 horas, não perco o Anuncio da Verdade, para depois comentar a mensagem que fica das pregações. E assim vamos levando, sempre na esperança de conseguirmos realizar o matrimônio aos pés do altar. Um grande abraço e parabéns pelas novidades do programa e do blog.

Anônimo comentou:

Nome: Raimunda Zilnaria Rabelo Silveira

Gostaria de diser que o seu programa e maravilhoso pois voce se refere muito a familia, pontificio familiar foi um comentario muito bem abordado, fico feliz pelas orações que faz todos os dias por nos e por nossa familia.
Que Jesus te abençoe Sempre!!

Anônimo comentou:

Nome: Maria auxiliadora Rabelo

Falar do programa anuncio da verdade e Lembrar de estar sempre em comunhão com Deus,pois voce trasmite muita coisa linda principalmente sobre a familia, sobre os sacerdocios a igreja e etc...
Todos os dias escuto seu programa com muito amor e tento aprender cada dia mais com voce, obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.

Fique com Deus, Shalom!

Anônimo comentou:

Nossa q lindo! Adorei. Vou trabalhar este terço com os jovens da comunidade!Obrigado

Anúncio da Verdade comentou:

Que Jesus, pela intercessão de Nossa Senhora, abençoe sua vida e a comunidade da qual você faz parte!
Álvaro Amorim.

Regina Auxiadora comentou:

Pesquisando,sobre a Reza do terço,me deparei com este belíssimo terço, maravilhoso...como o espírito santo faz sua obra perfeitamente...oObrigada Jesus, Maria e José.Feliz Natal a todos.Abraços Regina.

Anúncio da Verdade comentou:

Cara Regina,
Que Nossa Senhora continue conduzindo você e sua família ao Sagrado Coração de Jesus!
Deus a abençoe sempre!
Álvaro Amorim.

Unknown comentou:

Olá, Sou de curitiba. Em novembro estaremos fazendo nossa primeira romaria em aparecida do norte. Vou fazer o caminho do rosário com meus romeiros, quero rezar com eles todos os mistérios no dia. Achei lindo essa forma de rezar o terço. Por acaso o senhor não teria os outros mistérios, quero realizar algo lindo de espiritualidade e intimidade com Deus e Nossa senhora. Aguardo um contato.
Att. Raiany
(raiany.aparecida@gmail.com)

Anúncio da Verdade comentou:

Cara Raiany,
No Blog, somente há essa contemplação.
Penso que você possa encontrar a contemplação dos outros mistérios do rosário em sites católicos, como o da Canção Nova.
Deus a abençoe sempre!
Álvaro Amorim.

Postar um comentário