Lectio divina: Pela nossa fé em Jesus Cristo, temos a vida eterna!


     
     Vivamos a nossa lectio divina da manhã!
     Para isto, você deve saber em que consiste esta oração, lendo o artigo "Ano novo, vida nova!" 

     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia na Primeira Carta de São João, capítulo 5, versículo 5. Nossa lectio divina irá até o versículo 13.
     Vamos ler a leitura do dia de hoje: Primeira Carta de São João, capítulo 5, versículos 5 a 13:

     “5.Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6.Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade. 7.São, assim, três os que dão testemunho: 8.o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho. 9.Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho. 10.Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11.E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12.Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13.Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.”

     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     Esta palavra fala da nossa esperança: a vida eterna em Deus, que nos foi dada por Jesus Cristo!
     Pela nossa fé em Jesus Cristo, temos a vida eterna, a morte já não tem mais a última palavra, mas a vida nos foi dada por Cristo Jesus!

     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     “Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.” (I Jo 5, 11).
     Não viveremos para sempre nesta Terra, somos estrangeiros aqui, o Céu é o nosso lugar, é a nossa morada definitiva! O que são 80, 90 anos, diante da vida eterna, de viver para sempre em Deus, na felicidade plena, sem lágrimas, sem dor, sem sofrimento ?
     E esta vida, nós já podemos saboreá-la um pouco aqui na Terra, vivendo unidos a Jesus Cristo, vivendo da Eucaristia diária, na qual somos comungados pelo Senhor, inseridos em seu coração traspassado de amor e, daí, adentrados no seio da Santíssima Trindade, nosso Deus de amor!
     Por meio desta palavra, o Senhor nos chama concretamente a nos alimentarmos dele diariamente na Sagrada Eucaristia, após termos recebido o seu perdão no sacramento da reconciliação.
     É isto o que a palavra de Deus me diz hoje: confissão e Eucaristia! Vida eterna já antecipada aqui na Terra, pela graça de Deus!

     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, hoje, com a tua graça, eu procurarei um sacerdote e confessarei meus pecados para menos indignamente te receber no sacramento da Eucaristia e assim poder viver um antegozo das delícias do Céu!
     Sim, Jesus, meu coração deseja algo grandioso, um amor maior que eu! Meu coração te deseja, meu Deus!

     4º degrau: Contemplação.
     Na contemplação, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, Jesus Cristo, o filho de Maria Santíssima, opera a nossa salvação!
     Podemos orar:
     Jesus Cristo, eu te louvo por tão grande obra de libertação, de cura e salvação que tu operaste agora em mim, no meu coração, na minha vida!
     Posso ver, com a tua graça, o que tu tens preparado para mim: a vida eterna! Posso hoje, também por tua graça, já usufruir um pouco da vida eterna, da felicidade sem fim, ao te receber no sacramento da Eucaristia! [Pausa]
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário