Lectio divina: Tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme sua vontade, ele nos atenderá!


     Para bem fazermos a nossa lectio divina matutina, devemos antes ler o artigo "Ano novo, vida nova!", o qual explica este maravilhoso método de oração com a Palavra de Deus.
      
     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia na Primeira Carta de São João, capítulo 5, versículo 14. Nossa lectio divina irá até o versículo 21.
     Vamos ler a leitura do dia de hoje: Primeira Carta de São João, capítulo 5, versículos 14 a 21:

     “14.A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme sua vontade, ele nos atenderá. 15.E se sabemos que ele nos atende em tudo quanto lhe pedirmos, sabemos daí que já recebemos o que pedimos. 16.Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este. 17.Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte. 18.Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca. 19.Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno. 20.Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21.Filhinhos, guardai-vos dos ídolos!”

     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     Esta palavra fala da nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Deus!
     Ela nos diz que “em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme sua vontade, ele nos atenderá.”
     Por isto, pela fé, podemos pedir pelos nossos familiares, pelos nossos amigos, pelas pessoas que amamos.

     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     O Senhor nos convida hoje a tomarmos uma postura de intercessores, de pedirmos por alguém que tanto necessita ter uma experiência com o amor de Deus, com Jesus Cristo.
     Essa pessoa pode ser uma esposa ou esposo, namorada ou namorado, pai ou mãe, filho ou filha, algum parente ou amigo.
     Com a graça de Deus, podemos pedir que o Senhor salve essa pessoa, que a liberte dos vícios, que a cure de doenças físicas ou espirituais.

     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, nós oramos:
     Jesus Cristo, teu nome tem poder! Basta que eu proclame o teu nome, que o inferno se abala, treme!
     Por isto, Senhor Jesus Cristo, eu proclamo o teu nome sobre aquela pessoa que tanto necessita de você! Sobre aquela pessoa que precisa tanto ter um encontro pessoal contigo, Jesus! Eu proclamo, com todo poder do teu Espírito Santo, teu nome sobre o(a) [diga o nome da pessoa]. Pela fé em ti, Senhor, eu declaro a libertação, a cura e a salvação do(a) [diga o nome da pessoa].
     Eu já te louvo antecipadamente, porque creio firmemente que tua obra de salvação já ocorreu, Senhor!

     4º degrau: Contemplação.
     Contemplando o Coração aberto de Jesus Cristo, lugar da nossa Paz, oremos:
     Jesus Cristo, eu te louvo por tão grande amor! Sim, Senhor, posso contemplar o teu amor e a tua misericórdia sendo derramados sobre mim e sobre aqueles que eu amo! [Pausa]
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

 
Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário