Lectio divina: Sou filho de Deus, e assim devo viver!


     Antes de fazermos a nossa lectio divina matutina de hoje, leiamos o artigo "Ano novo, vida nova!", que ensina o método da lectio divina. [Pausa]
     Hoje se conclui solenemente o Tempo do Natal, na celebração do Batismo do Senhor.  Por isto, nossa lectio divina mergulhará nesta maravilha de Deus!  

     1º degrau: Leitura.
     Abra a sua Bíblia no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 10, versículo 34. Nossa lectio divina irá até o versículo 38.
     Vamos ler a segunda leitura do dia de hoje: livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 10, versículos 34 a 38:

     “34. Pedro tomou a palavra e disse: Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas, 35.mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é justo. 36.Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. 37.Vós sabeis como tudo isso aconteceu na Judeia, depois de ter começado na Galileia, após o batismo que João pregou. 38.Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele.”

     Agora leia novamente este texto bíblico por mais 4 vezes, procurando perceber o que a palavra diz.
     Esta palavra fala da unção de Jesus Cristo. Como diz São Pedro, “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder”.
     Jesus é o ungido do Pai. Ele é o Cristo, o Messias, o Salvador! Jesus Cristo tem poder sobre tudo, por isso ele sempre fez e faz o bem. Ele cura, liberta e salva!

     2º degrau: Meditação.
     O que o texto diz para mim ?
     Pelo meu batismo, eu também sou ungido, também recebi o Espírito Santo. Por isto, devo viver como filho de Deus. Devo reconhecer a minha dignidade de filho de Deus,de filho no Filho Jesus Cristo.
     Hoje, por meio de sua palavra, o Senhor me convida a uma vida nova: à vida de filho de Deus, não de filho das trevas, da morte! Sou filho de Deus, e assim devo viver!

     3º degrau: Oração.
     Qual a minha resposta a Deus mediante esta palavra ?
     Senhor, pela graça batismal, sou teu filho! Nada é maior do que isto: nem o dinheiro, nem o luxo, nem minha profissão, nem “status” na sociedade! Nada é maior do que ser teu filho. É esta a minha identidade mais profunda e verdadeira: ser filho teu, meu Deus!
     Retira, Senhor, de mim toda mentalidade contra a minha essência de filho teu! Quero viver como teu filho, como eleito por ti, como irmão de Jesus Cristo, meu Pai!
     Hoje, eu escolho viver como teu filho, na tua casa, a Santa Mãe Igreja, Senhor!

     4º degrau: Contemplação.
     Contemplemos, pela graça de Deus,  o Verbo que se fez carne e habitou no meio de nós!
     Oremos:
     Jesus Cristo, eu hoje volto a viver como filho de Deus-Pai, na Igreja. Por isto, quero ir à missa hoje e recomeçar uma vida em ti, Senhor! [Pausa]
     Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License

Comentários:

Postar um comentário