O suicídio: qual a posição da Igreja ?

     Algumas pessoas consideram que um suicida, após sua morte, está condenado, não tem salvação. 

     Mas o que a Igreja fala sobre isto ?
     Diz a Santa Mãe Igreja:
     “O suicídio contradiz a inclinação natural do ser humano a conservar e perpetuar a própria vida. É gravemente contrário ao justo amor de si mesmo. Ofende igualmente ao amor do próximo, porque rompe injustamente os vínculos de solidariedade com as sociedades familiar, nacional e humana, às quais nos ligam muitas obrigações. O suicídio é contrário ao amor do Deus vivo. [...]
     Distúrbios psíquicos graves, a angústia ou o medo grave da provação, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida.
     Não se deve desesperar da salvação das pessoas que se mataram. Deus pode, por caminhos que só ele conhece, dar-lhes ocasião de um arrependimento salutar. A Igreja ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida.”[1] (Grifei).
     No próximo post sobre Bioética, a doação de órgãos.
     Shalom!
     Álvaro Amorim.
     Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Share/Bookmark

Creative Commons License
[1] Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2281-2283, Edição Típica Vaticana, Ed. Loyola, São Paulo, 2000, pp. 594-595
Imagem: http://www.sxc.hu/photo/612222

4 Comentários:

Unknown comentou:

Meu Caro Irmão Alvaro
Diante do post sobre o Suicidio pequeno mais profundo eu tenho um sentimento que Deus sabe td o q se passa no coração dessas pessoas e ele faz de td pra sustentar, tive uma experiencia muito próxima de uma pessoa q eu acompanhava e q tentou o suicidio e pela graças de Deus ele foi sustentando pelo amor do pai celestial e Deus o conservou e hj ele ta em um grupo la no Shalom da Parquelandia,porém o q quero ressaltar e dizer pra todos os irmãos ouvintes é que amem,amem,amem,não se cansem de amar,Deus não desiste de ninguem pelo seu amor pessoal,então quem somos nós pra desistir das pessoas?vamos levar o amor de Cristo as pessoas,levar vida e quero ressaltar mais ainda tão ruim qto o suicidio fisico é o suicidio da alma q é consequencia do pecado,vamos rezar por aqueles q se matam todos os dias ao se afastarem de Deus, aos q se drogam, se prostituem,por toda humanidade que não conhecem q Deus é o alimento da alma,pelos perseguidores da Igreja de Cristo,por todos os que se matam no alcoolismo, minha gente só tem vida plena quem vive com Deus, sem Deus são apenas corpos vagando sem rumo.
Deus abençoe Alvaro
SHALOM!

Anúncio da Verdade comentou:

Querido Dasfran,
Realmente, só Deus sonda os corações!
Ele, em sua misericórdia, sempre acolhe todos!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

historiador comentou:

Álvaro Amorim, agradeço pelo post que me enviaste por e-mail com o artigo sobre a posição da Igreja no Suicídio, pois é sempre bom poder tomar conhecimento de temática tão grave dentro dessa Instituição. O Suicídio é um ato de grande desespero e, portanto, ninguém pode condenar a pessoa que atentou da forma mais grave sua própria vida. Fico feliz em ter nessa comunidade um blog com temas que suscitem reflexão nas pessoas que ouvem esse programa de tão rico conteúdo.
Saiba, Álvaro, que apesar de não me comunicar através da Rádio Shalom diarimente, mas, juntamente com minha esposa Diana Henriques, ouvimos diariamente esse tão maravilhoso programa. Através dessa emissora, consegues de uma forma clara nos fortalecer e compreender a Palavra de Deus. Espero que continues sendo esse servo fiel que anuncia tão bem a palavra do senhor.

Anúncio da Verdade comentou:

Meu querido irmão,
É isto mesmo: Deus é misericordioso com todos!
Louvo a Deus porque o Senhor tem feito na sua vida e da sua família! Persevere sempre, meu irmão!
Um grande abraço!
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Postar um comentário