Alcoolismo tem cura ?


Concluindo (por enquanto!) esta série de artigos sobre o alcoolismo, abordo agora a questão da cura desta doença.

Há, com certeza, muitas opiniões controversas no que diz respeito à cura da adicção de álcool. Algumas pessoas afirmam que, por se tratar de uma doença não somente do corpo, mas sobretudo da alma, ela não seria curável, mas estabilizável. Outras dizem que sim, que há cura para o alcoolismo, basta ter fé e suplicá-la a Deus.

Antes, porém, de adentrar nesta questão propriamente dita, quero analisar um aspecto do agir de Deus, de como ele dispôs todas as coisas, tudo aquilo que ele criou.

Gostaria de lhe convidar a fazer agora uma experiência muito simples, mas que revela um aspecto da sabedoria divina. Por favor, pegue uma caneta agora. Erga-a sobre a mesa onde está apoiado o computador (ou sobre uma superfície qualquer). Suspenda esta caneta no ar, segurando-a com sua mão. Agora, solte a caneta. O que aconteceu ? Mesmo sem ver sua experiência (e a de nenhum leitor deste artigo, é óbvio!), a caneta caiu sobre a mesa! O que isto diz ? Isto nos mostra que, movida pela força da gravidade, a caneta caiu. Simples assim!

Mas e em relação a Deus, o que este evento da Física nos diz ? Isto nos diz que Deus, que criou tudo o que há,  que criou o que é espiritual e o que é material ("Deus criou os céus e a terra", Gn 1, 1), que criou inclusive todas as leis da matéria, na enorme maioria das vezes, "gosta" de respeitar as leis que criou.  Deus não fica intervindo a toda hora na lei da gravidade (criada por ele), para fazer com que várias canetas no mundo inteiro não caiam ao serem erguidas e soltas no ar sobre uma mesa! Por isto, excetuando-se algum milagre que houve entre os milhões de experimentos com uma caneta solta sobre uma mesa, a caneta vai sempre cair, não vai ficar suspensa sozinha no ar!

Com isto, não digo que Deus não intervém nas leis da natureza, criadas por ele. Não! Apenas digo que, observando como Deus age em relação a elas, vejo que ele intervém apenas excepcionalmente. Ele "gosta" de agir assim! Aliás, não nos esqueçamos de que, por ser uma intervenção sobrenatural de Deus na vida de alguém ou na natureza, o milagre é um sinal excepcional que aponta para a Verdade, que mostra que Deus é Deus, que confirma a Revelação Divina, que é plena em Jesus Cristo. Mas a nossa fé não deve se mover apenas porque vimos milagres. "Cremos por causa da autoridade de Deus que revela e que não pode nem enganar-se nem enganar-nos. (...) Os milagres de Cristo e dos santos, as profecias, a propagação e a santidade da Igreja, sua fecundidade e estabilidade constituem sinais certíssimos da Revelação, adaptados à inteligência de todos, 'motivos de  credibilidade' que mostram que o assentimento da fé não é de modo algum um movimento cego do espírito" (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 156). Assim, os milagres, como vemos no Evangelho, sinalizam a Revelação, dão testemunho da Verdade. Todavia, a Verdade não precisa, a cada momento, de um sinal para ser acolhida. Mais uma vez: "Cremos por causa da autoridade de Deus que revela" (Catecismo, 156).

Deste modo, não digo que Deus não possa operar um milagre num doente alcoólico! Não! Deus é Deus e, por isto, é plenamente livre, como ele mesmo diz: "Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz" (Ex 33, 19). Ele pode, pelos méritos de Jesus Cristo, inclusive pela intercessão de um santo, de Maria Santíssima ou até pela nossa pobre intercessão, fazer um milagre e libertar alguém da doença do alcoolismo. Conheço, inclusive, uma mulher que recebeu esse milagre de Deus. Só conheço essa pessoa, e ninguém mais!

Assim, na enorme maioria das vezes, Deus operará a libertação de alguém em relação ao alcoolismo dando-lhe a graça de evitar o primeiro gole. Desta maneira, a pessoa passa a conviver com a doença dia a dia, evitando o primeiro gole, abstendo-se de álcool, renunciando, por amor, a ingestão de qualquer bebida alcoólica, porque, portadora de uma adicção grave, sabe que, uma vez recaindo no consumo do álcool, afasta-se da graça de Deus, e todo o inferno volta!

É bom que se diga também que Deus não criou uma "lei da doença do alcoolismo"! Sabemos que a morte e todas as doenças entraram no mundo, na humanidade, porque o homem e a mulher afastaram-se de Deus, que é a Vida. E quem se afasta da Vida chega à morte e a todos os seus desdobramentos, conforme nos diz a Carta aos Romanos: "Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram" (Rm 5, 12). Mas sabemos também que Jesus nos salvou: "Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova" (Rm 6, 4).

Um gigante na evangelização já experimentou este tipo de libertação que se dá pelo acolhimento diário da graça de Deus, uma constante reescolha do Amor: "Foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força" (II Cor 12, 7-9).

Nem eu nem você podemos afirmar com certeza que espinho na carne São Paulo tinha. Não podemos dizer categoricamente o que o feria tanto que o fez rogar a Deus três vezes para libertá-lo. Mas Deus, como disse o próprio Apóstolo, não retirou esse espinho na carne. Deu-lhe mais, deu-lhe tudo: sua graça para conviver com esse espinho na carne!

Para o doente alcoólico, este espinho na carne, este anjo de Satanás que o esbofeteia, livrando-o do perigo da vaidade, do orgulho de achar que pode viver sem Deus, é o alcoolismo. Esbofeteia-o, coloca-o no chão, na lama, porque a doença, antes de matar, desconfigura o ser humano! Mas, milhões de doentes alcoólicos no mundo inteiro têm acolhido a graça da sobriedade a cada dia, a cada 24 horas. Têm experimentado o poder de Deus, a força de Deus, na sua carne, na sua fraqueza mais profunda, que é o alcoolismo. Têm convivido com este espinho na carne, o qual atrai toda a misericórdia de Deus, que basta!

É assim que Deus tem operado maravilhosas libertações por meio da irmandade de Alcoólicos Anônimos. Libertações de ingerir álcool a cada 24 horas, dando a graça a muita gente de, durante aquelas 24 horas, não ingerir o primeiro gole. Amanhã ? Bem, o amanhã, como tudo mais, pertence a Deus! Hoje, basta a graça de Deus!

Shalom!

Álvaro Amorim.

Consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Imagem: http://www.sxc.hu/photo/920958

2 Comentários:

uma doença,que só Deus pode curar. comentou:

gostei muito dessa materia sobre o alcoolismo e gostaria de parabenizar pelo seu programa de todos os dias e uma benção de Deus.obrigada fique com Deus!amo todos vcs da shalom.não perco um só programa.

Álvaro Amorim comentou:

Meu irmão (minha irmã), como é bom ver que Deus dá a cura diária, no sim de cada dia, pois "a cada dia basta o seu cuidado" (Mt 6, 34).
Deus o(a) abençoe sempre!
Shalom!
Álvaro Amorim.

Postar um comentário